jeudi 8 mai 2014

A MORTE. "SERA QUE HA VIDA DEPOIS DA MORTE ? "

A MORTE
LUFWA MU NTOTO A KONGO 

A morte não escolhe idade, não tem vergonha,nem tem pena,não tem respeito nem tem escolha pobre ou rico,não conhece profeta, Pastor, Ministro,Presidente nem Rei, a morte não tem abrigo nem escolhe lugar, ela esta presente em todo lado

Todos nós temos que passar nela, ela é o caminho obrigatório de todo ser vivo.

Quando vêm bater as portas das nossas vidas, acabou ninguém pode impedi-la, Nem doctores...Ninguém tem a solução,tornamos todos fracos e incompetentes perante a morte.

A morte poe fim nas diferenças humanas, no cemitério todo mundo é igual e vizinho.
Quem é rico ?
Quem é pobre ?
Quem é doutorado ?
Quem é não ?
Quem é negro ?
Quem é branco ?
O nascimento desiguala,mas a morte iguala a todos.

REGRESSANDO NA ESPIRITUALIDADE NEGRO-AFRICANA
TATA NZAMBI/DEUS Ë UMA GRANDE ENERGIA INVISÍVEL.
ELE Ë O CRIADOR DE TUDO QUE EXISTE.
"TUDO NASCE,TUDO MORRE E TUDO RENASCE "
Um proverbio Kongo diz : 
# VA NTOTO ZANDU TUA YIZA TA #

# A vida na terra é comparada a uma passagem na praça # Uma pessoa passa na praça compra e vende o que ele tiver e volta para casa.

Em todos países do mundo circula um autocarro da vida e da morte, cada um tem a sua paragem de onde soube e de onde vai descer, muitos logo na primeira paragem descem,outros soubem,outros na 2 (segunda), 3(terceira)...50a paragem, outros 90a e tem outros nos cento e decima paragem; Isto é, na vida cada um tem a sua paragem onde soube e onde desce nesse autocarro que fazem o circuito do país inteiro " Reflita nisso".

TUDO NESTE MUNDO Ë VAIDADE 
Como saiu do ventre da sua mãe " NU ", assim " NU " voltará, indo-se como veio. Nada tomará do seu trabalho, que possa levar na sua mão.
Tudo fica : Casa,carro,empreendimentos,dinheiro... tudo fica,você volta mão vazio como vieste.


"A SOMA DE TODAS FORÇAS = ZÉRO, Disse Isaac Newton na sua primeira lei ".

Então qual é a casa onde tu voltas ? 
Resposta : A casa é no pai dono das energias invisíveis,isto é a VIDA ESPIRITUAL


A MORTE existiu antes que A VIDA HUMANA.
O Processo obrigatório de todo ser humano: 
1 - Espirito; 2 - Morte ; 3 - Vida ; 4 - Morte ; 5 - Vida Espiritual.
1 - Muanda; 2 - Muntu ntoto/Lufua;  3- Ntoto wubakidi muanda Tata Nzambi/ ZINGU ; 4 - Lufua/Muanda uvayikidi, Muntu vutukidi  Ntoto ; 5 - Muntu Vutukidi nitu andi ya Muanda.

Exemplo do grão de feijão: 

1 - O grão de feijão seco (simboliza a morte); 2 - Semeia-se e dá a vida e produz ; 3 - Volta grão de feijão .......um processo sucessivo.
EXISTEM DOIS (2) MUNDOS
Mundo espiritual e mundo dos Homens 
O conjunto é que forma O MUNDO DE DEUS,esses dois mundos se encontram aqui nesta terra.
CÉU é um espaço vazio do mundo de Deus,onde O GRANDE ENERGIA/TATA NZAMBI/DEUS vive nesse espaço com os espíritos ancestrais, eles vivem e circulam sem fronteiras, esse espaço vazio começou a frente da tua cara até nas estremidades da terra onde o homem denominou CÉU.
Essa grande energia invisivel tem corpo espiritual com força super natural, capaz de viver nas aguas,no fogo,na atmosfera, em baixo da terra. 
" Mfumu Kimbangu cita na oração anjos que governam as aguas, o sol,o vento,o fogo,da terra e dos céus/ Mbasi zi yalanga mu maza,mu tiya,mu mupepe,mu ntoto....Mbasi za lunungu ". Sentes que o vento te toca no corpo,mais não consegues ver este vento de onde saiu e de onde vai, de que cor é este vento....outro exemplo, tu respiras o ar que sai na tua propria boca e nariz, sentes mais não consegues ver, tudo isto demonstra-nos a força dessa grande energia invisível que representa oTata Nzambi a Mpungu Tulendo/ Deus criador.

ACHO CADA UM DE NÓS JÁ VISITOU ESSE MUNDO ESPIRITUAL/MUNDO DOS MORTOS, ATRAVÉS OS SEUS SONHOS. 

O CEREBRO COMO MOTOR DAS NOSSAS VIDAS NOS FAZ VISITAR ESSE MUNDO ATRAVÉS OS SONHOS OU PESADELOS. 
Muitos sonham esta exercendo atividades,outros sonham esta passeando,outros sonham esta voando,outros sonham estão festejando, outros sonham de viagem visitando grandes cidades, outros sonham a ter a vida rica, outros sonham casando...... Quando a pessoa acorda se veja dormindo na sua cama.

Caro amigo este mundo que visitaste nos seus sonhos é o mundo espiritual/mundo dos mortos, Deus te deu graça, voltaste no mundo dos Homens para vir terminar a tua missão. TUDO DEPENDE DE DEUS/ TATA NZAMBI A MPUNGU TULENDO VANGI A BIABIO, VANI A MOYO.


Dentro do homem habita essa energia
Dai nasce a minha ideia de que o Homem é Deus
Essa energia é a alma

Na morte do Homem essa energia abandona o corpo humano
Essas energias são as almas dos nossos ancestrais
Que os nossos antepassados invocavam e nós invocamos para intervir nos pedidos.
Base da espiritualidade negro-africana.
Essa energia encarna-se num outro corpo humano
Essa energia retoma a forma do Homem (nasce,vive e morre).
Um circuito que se renova// O Homem nasce,vive e morre - - - nasce,vive e morre - - - nasce,vive e morre - - -.......).

Na espiritualidade negro-africana o PARAÍSO ou INFERNO não existe.

EXISTE UM PROCESSO DE REENCARNAÇÃO DA VIDA.
Na minha dimensão espiritual,considero a vida como um Circuito Econômico que se renova sucessivamente..

DEIXA A VAIDADE,RESPEITA OS OUTROS E VIVAS UMA VIDA FRATERNAL COM OUTROS !
Coloca Nzambi a Mpungu Tulendo/Deus omnipotente acima de tudo.
Ele é que dá e ele é que recebe.

Por esta razão é melhor ter a boa convivência fraternal(Amor e Paz) com teu próximo.
Até no ultimo dia da vida, não despresa ninguém(Pobre),deves saber que esse que tu despresa, ele é que vai cavar ou construir a tua casa definitiva no cemitero.

Aproveita da vida enquanto vives e prepara o futuro dos teus progênitos porque o tempo neste mundo é limitado e curto.

MUITOS PERGUNTAM:
PORQUE QUANDO UMA PESSOA MORRE,OS SEUS PRÓXIMOS FICAM COM MEDO DELE ? 
MEDO DE ENTRAR NO SEU QUARTO PORQUE ? 
MEDO DE PEGAR O QUE LHE PERTENCIA PORQUE ?
ONDE VAI A ALMA QUE SAI NO CORPO QUE NOS DA A VIDA ?
SERA QUE HA VIDA DEPOIS DA MORTE ?
SERA QUE RESPEITAR ESSAS ALMAS,CONSTRUIR CAMPAS, EMBELEZAR  E COLOCAR FLORES NO CEMITÉRIO Ë PECADO OU IDOLATRIA ?

UM PROVERBIO ANCESTRAL KONGO DIZ: NVUMBI WA FUA KIA MESO KAFWA KIA MATU KO ( O defunto não vê ,mas escuta,isto é prova duma outra vida segundo a tradição Kongo).

Tento responder essas perguntas em poucas palavras: Quando  a pessoa morre, Deus recupera a sua alma e essa alma permanece na natureza junto de Tata Nzambi (Deus),a alma não morre e continua a representar cada corpo humano que Deus lhe atribuiu,razão pela qual em muitas circunstancias das nossas vidas podemos evocar essas almas e temos resultados palpaveis exemplo: Em muitas aldeias quando há um evento de grande importância, os mais velhos fazem rituais nos cemitérios explicando do evento e pedindo carnes de peixes para alimentarem a população neste evento, mandam caçadores nas matas e no fim o pedido feitos pelos ancestrais dá resultados palpaveis antes desta data os caçadores trazem muita carne na aldeia..

O medo passa pela nossa consciência, o cérebro como motor da vida capta as ideias negativas e transmite no corpo em forma de arrepios e produz o medo, que as vezes se transforma em imagem e conta-se que a pessoa fez encontro com defunto,coisa completamente impossível, deve-se positivar a mente " Cuidado o medo é uma doença que afeta o cérebro, capaz de trazer anomalias( outras doenças) no corpo humano" // Segundo os meus conhecimentos legados pelos antepassados Kongo,a alma é a presença de Deus no corpo humano.

SIM HA VIDA DEPOIS DA MORTE


NA VIDA DUMA PESSOA EXISTE DOIS CORPOS
- Visível/Corpo carnal/Base da força fisica humana na vida
- Invisível/Corpo espiritual ,Alma/ Base da sabedoria e inteligencia humana na vida.
O corpo visivel//carnal,humano não pode viver sem o corpo invisivél//espiritual, mas o corpo espiritual pode viver mesmo sem corpo humano, se transformado em diversos componentes da natureza.
O CORPO HUMANO/CARNAL DEPOIS DA MORTE VIVE SABIAM ???
Esse corpo carnal se transforma em : Terra (pô); Cogumelos de diferentes tipos; Bichos de diferentes tipos; Animais de diferentes tipos.Ervas de diferentes tipos; Pedras....
Razão pela qual Vimos; Plantas,animais,bichos,pedras,montanhas com características de seres humanos (Homens); O corpo humano/carnal na espiritualidade africana se transforma em natureza e vive eternamente, com esses conhecimentos que leva a crença tradicional a acreditar e adorar nas forças da natureza que representa o próprio Tata Nzambi/Deus,como base da sua espiritualidade.
O CORPO ESPIRITUAL/ALMA DEPOIS DA MORTE TAMBEM VIVE!
Depois da morte do corpo humano,o corpo espiritual/Alma sai, se transforma em invisível como: Espíritos de ventos; Espirito das águas; Espíritos de fogo;Espíritos de sol; Espíritos de luz......retoma o corpo invisível de Tata Nzambi a Mpungu Tulendo/Deus, assim o próprio Nzambi/Deus pode atribuir de novo essa Alma no novo corpo humano,nasce numa família e vive novamente.
Razão pela qual notamos em certas crianças comportamentos de mais velhos,outros aparência na cara e nos hábitos de algum familiar já falecido há anos, outros durante viagens encontram pessoas aparecidas de um familiar jà falecida.
Na vida encontramos pessoas que nos ajudam tipo são nossas mães ja falecidas,tipo nossos pais jà falecidos, nossas manas falecidas, nossos irmaos jà falecidos...as vezes se perguntamos porque essas pessoas ficam ao nosso lado tipo familiares?
Esses conhecimentos leva a crença tradicional de acreditar e adorar nessa natureza espiritual que representa o Tata Nzambi/Deus
NA CRENÇA TRADICIONAL ACREDITA-SE NA REENCARNACÃO.

http://www.muitofixe.pt/cientistas-provam-existe-vida-apos-morte-fotografaram-alma-deixar-corpo/

OS DOIS MUNDOS PERTECEM A DEUS.

A religião principalmente "O CRISTIANISMO" criou a politica de MEDO no meio desses dois mundo de Deus pai omnipotente criador do céu e da terra/INVENTARAM A EXISTÊNCIA DO INFERNO E DO PARAÍSO como meio de captura de adeptos para o bem estar das suas sociedades,dominando e explorando o mundo nas suas maneiras .

O INFERNO é uma invenção dos ocidentais/cristianismo para amedrontar o Homem segundo a doctrina do cristianismo e outras crenças; Na tradição Kongo e tendo em conta a sua espiritualidade a morte é um processo transitorio do corpo humano ao corpo espiritual, logicamente Deus criou o Homem e meteu nele a alma que lhe dá a vida,esta alma é a presença de Deus no Homem, quando Deus recebe a sua alma o corpo cai/ A morte! Neste contexto é impossível à Deus de fabricar forno e queimar essas almas que representa o próprio Deus no Homem. 
Concluindo: O INFERNO NÃO EXISTE....


Devemos respeitar,dar valor aos cemitérios onde repousam ou descansam as almas dos nossos ancestrais não é nada pecado nem idolatria, os ancestrais representam o passado,nós o presente, o que hoje somos é fruto do passado e nós seremos fruto do futuro sucessivamente.
Hoje essas almas em africa estão a serem abandalhadas e abandonadas completamente, os cemitérios dos nossos ancestrais devido a alienação cultural, tudo tornou diabolico ou feitiçaria.

As igrejas ocidentais ( o cristianismo) são os autores da nossa perca  do poder espiritual e da nossa identidade Africana,abandonamos tudo, tornamos escravos da cultura estrangeira,o Kongo tornou morto espiritualmente. Enquanto eles evocam os seus ancestrais, Deus de Jacob,Deus de David....respeitam e dão valor dos seus cemitérios.Porque se o Africano faze-lo é idolatria ou feitiçaria Cada um responde esta questão.

NA CRENÇA TRADICIONAL ACREDITA-SE NA REENCARNACÃO
Tata Nzambi/Deus me deu esse tema de reflexão do dia porque muitos nao sabem a razao que leva as igrejas tradicionais de acreditarem na natureza,nas almas dos antepassados; Muitos tratam esses grupos de idolatria porque não sabem a base da crença desses grupos da espiritualidade tradicional africana.

Boa leitura
O Pensador/Muntu:Tuzolana Cia                                                                           Facebook: Grupo Kongo

3 commentaires:

  1. Gostei muito da tua apreciaçao sobre a morte, alma, ressurreição, inferno e Deus.
    O negro como tal nunca Deus importância aos seus mortos e nem se quer a respeito nos cemitérios. Os mortos são vandalizados sem piedade e se esquecem que um dia também estarão mortos como eles! Triste, más o que fazer se nao mudarmos anos mesmos... O TEMA é lovavel e espero que muitos leiam e ganhem conhecimentos! Sobre o paraíso, morte, e inferno.

    RépondreSupprimer
    Réponses
    1. Obrigado mano Kape Antonio Kape, a morte tem uma outra interpretação na cultura africana.

      Supprimer