mardi 1 mars 2016

QUEM FOI ALVARO TULANTE BUTA?

 ALVARO TULANTE BUTA


Tata Alvaro Tulante Buta era um guerrelheiro/Heroi Kongo, que desencadeou uma acção militar contra os colonos portuguêses,ele era um Soldado negro revoltoso do exercito Colonial-Português,revoltado pelos contratos de envio de trabalhadores para CABINDA e SÃO TOME,também das condições de vida dos trabalhadores nas fazendas assim que os impostos elevados que pagavam no estado português.


N.B : Como vocês sabem que depois da morte do Rei Nkanga Vita todos reis que sucederam eram designados pelo estado português,eram manipulados.
Também é de sulinhar que muita população de São Tome sao de origem Kongo.

No fim de 1913,Tata Alvaro Tulante Buta, revoltoso,reforçado, entra em Mbanza Kongo/São Salvador para manifestar o seu desacordo,foi ouvido publicamente pelos europeus ali residentes,na boca do seu intérprete o catequista Miguel Nekaka,Tata Alvaro Tulante Buta exigiu a demissão do Rei D. Manuel Kiditu e a cessação dos contratos de trabalhadores para Cabinda e São Tomé,exigindo na parte dos portuguêses o fim desses contratos com o rei Kiditu, pediu também a amelhoração das condições de vida dos trabalhadores das fazendas.

No dia 25 de janeiro de1914 Tata Alvaro Tulante Buta e os seus apoiantes iníciaram com os ataques,nas areas de Madimba,Sanza Pombo,Mbanza Kongo,Uige...Seguido das acções de guerilha de Mbianda Ngunga, essas revoltas permitiram a cessação desses contratos.

Essas foram as primeiras acções das grandes revoltas Kongo, onde se verificou uma enorme anarquia política-militar, isso deu continuidade na luta de libertação nacional de Angola que a UPA deu inicio em Março de 1961,uma inspiraçao de revolta de Tata Buta, luta essa que fez 14 anos e deu como resultado A independência de Angola.

Se hoje somos independente graça a essas inspirações e nao devemos esquecer as almas dessas revoltas de Alvaro Tulante Buta e Mbianda Ngunga.
Actualmente na cidade de Mbanza Kongo temos dois bairros com os nomes de: Alvaro Tulante Buta e Martins Kiditu para as memorias desses grandes homens historicos.


QUEREMOS TER MAIS IMFORMACÃO E CONHECIMENTOS DESSE NOSSO HEROI TATA TULANTE BUTA

COMENTAS !!!!!



O Pensador/Muntu: Tuzolana Cia                                                            Facebook: Grupo Kongo

Referências das minhas investigações : Fontes orais/sobas,ciclopédias e livro de um português:Professor Doutor José Carlos de Oliveira ....

1 commentaire:

  1. A legenda da 1ª imagem a cor está errada. De facto a imagem representa a cidade africana Loango, situada no séc. XVI no reino do Loango.

    RépondreSupprimer