vendredi 22 novembre 2019

A MEDICINA PREVENTIVA TRADICIONAL/AFRICANA


Antigamente nos Kongo,para sobreguardar a saúde das crianças e adultos usava-se a medecina natural preventiva no lugar das  vacinas  como:

1 - Tomar liquido chamado Nsiki ou Malulu (1 X cada Ano)
2 - Comer Luku lua mbota/ Matar lombrigas no estomago ( 1 X cada Ano)
3 - Tungula/ Limpeza intestinal atravez das ervas( Todos 6 meses).
4 - Nkelo 
5 - Makubungu 
6 - Ndilu za mbote// Consumir alimentos bio natural,muitas ervas e menos carne.





Quando as pessoas estivessem doentes, recoriam no tratamento através as folhas plantas, ntoto/terra, wunge, wiki, cascas e raízes de paus de arvores como:
- Futua/ Banho de ervas/Purificação do corpo 
- Casca de pau nfilu,mbota,muindu
- Nlemba nzau,
- Makaya ma nfulunta( folhas de goiabas)
- Sangalavua
- Nkonge
- Sadi, Ntoto a mpolo, Ntoto yo mungua/smeta 
- Tangawisi, Ndungu  za nzo, Sangu- sangu 
- Mpeve; Ngadiadia; Makazu ..
- Ndungu zanzo
- Lemba - lemba
- Niaza,ndembi ...
- Mingiengi
Etc... Tu completas a lista !!!

A prevenção ajudava, porque impedia as pessoas ficarem doentes, com essa base os nossos antepassados tinham uma saúde garantida ao longo das suas vidas e a taxa de mortalidade era baixa, isto significa as pessoas tinham longa vida.

Hoje com a medecina moderna ou atual a prevenção é Zero (As vacinas somente se apanham no momento de viagem) e as doenças somente se tratam quando estão num estado grave. Causa de taxa de mortalidade elevada e esperança de vida muita baixa.

Porque os africanos não desenvolvem a sua medecina natural ?
O que tu achas da nossa medecina natural ?

Comentas e argumenta !

O Pensador/Muntu: Tuzolana Cia
Ubuntu

2 commentaires:

  1. A medicina natural é uma ferramenta plausível na prevenção e tratamento de doenças, porém para Angola, em particular julgo que a prevenção sempre esteve, ou seja, menosprezada, isto a todos os níveis, quer nas zonas mas rurais e quer nas zonas urbanas. Pois não fomos educados sobre a prevenção. A diferença surge no facto de que, as pessoas que vivem em zonas rurais aparentam ter uma saúde mais aceitavél face aos benefícios dos productos agrícolas,partindo do pressuposto de que consomem poucos productos industrializados e armazenados, mas isto, está desaparecendo pois estes mesmos erradamente começaram a ser influenciados de que os Productos/alimentos vindo das cidades são os mais saudáveis e, consequentemente hoje, por hoje apresentam um quadro clínico débil e as vezes pior em comparação aos que vivem em zonas urbanas-cidades.

    RépondreSupprimer
  2. Olá, me chamo Iara e estou atrás de uma planta que você conhece, lemba - lemba, preciso conseguir uma muda ou semente!! Você poderia me ajudar???

    RépondreSupprimer