jeudi 21 novembre 2019

A RELACÃO ENTRE A NOSSA CULTURA AFRICANA E A RELIGIÃO OCIDENTAL.

MUITOS FICAM SE PERGUNTAR PORQUE ATACAMOS A RELIGIÃO IMPERIALISTA. Coisa que não devemos esquecer quando os Europeus chegaram na nossa terra em 1482, para nos dominar a primeira coisa que trouxeram é a religião,Para atacar o nosso ser,isto é o espirito//Kimuntu kieto, colocaram a sua espiritualidade nas nossas mentes que é a base de consciência dos Homens e tornamos sombras,etiquetas/copias.
SE QUEREMOS SE LIVRAR DE VERDADE DEVEMOS LIBERTAR AS NOSSAS MENTES NAQUILO QUE LÁ FOI INTRODUZIDO PARA SERMOS DOMINADOS.

A MENTE é o motor de um ser humano,base de consciência que dá a sabedoria e a inteligência que permite o Homem de pensar, criar e évoluir, isto é desenvolver.
A CULTURA E A ESPIRITUALIDADE DESENVOLVE AS MENTES DAS PESSOAS, PORQUE Ë NA MENTE ONDE RESIDE O ESPIRITO ( Sabedoria e Inteligencia) QUE NZAMBI/DEUS DEU NO HOMEM, NOS OUTROS CONTINENTES AS SUAS ESPIRITUALIDADE DESENVOLVEU O HOMEM E O HOMEM DESENVOLVEU O BEM ESTAR DOS SEUS PAISES; EM AFRICA Ë O CONTRARIO AS RELIGIÕES COLONIAIS AUMENTARAM A BURRICE NA MENTE DOS AFRICANOS, AUMENTOU A POBREZA






Quanto essa mente está estragada nada vai, ninguém pode fabricar...isto é  comparado a um carro que meteram sal no motor, esse carro nunca vai andar, até procurar um produto adequado para fazer lavagem completa do motor,peça por peça,depois fechar o motor colocando o bom oléo,dai onde o carro vai começar a circular bem.(O sal no motor é a palavra da biblia na nossa mente).






Com a chegada da religião occidental e arabe perdemos:
- Os nossos nomes que representam o nosso ser//Espirito, Kimuntu kieto Kivididi. - A nossa espiritualidade ( a força divina) - A nossa cultura em geral.- A nossa sabedoria e inteligência Concluindo a religião devastou a nossa cultura, os africanos tornaram individuos sem culturas, usurpando culturas dos outros povos para existirem no mundo; Esquecem Kiaku-kiaku mpe Kiangani-kiangani. 

Caros irmãos devemos ter a sabedoria e a inteligência para evitar ou impedir pessoas e ideologias virem dominar as nossas mentes, razão pela qual há mulheres ou homens só acreditam de tudo que o seus pastores ou Kimbandeiros lhes dizerem,seja certo ou errado,essas personagens dirigem as suas vidas, fazem o que entender, até inventando coisas ruim nas suas vidas ou familias( problemas de feitiçaria no seio para eles reinarem) porque? Por falta de sabedoria ou inteligência deixaram reinar essas pessoas estranhas nas suas mentes, essas pessoas lhes manipulam como quizerem, eles perdem razões em tudo ,tornaram etiquetas//mpasi wantu, é mesma coisa que acontecem quando as pessoas são alienados mentais pela religião (Tudo para eles a biblia diz), perderam o seu ser isto é espirito/kimuntu que Nzambi colocou neles para analizar e refletir, essa pessoa não pode pensar para criar, essa pessoa jà não pode evoluir.



Fomos dominados,colonizados, escravizados e somos neocolonizados atualmente porque o que vive na nossa mente é a espiritualidade dominadora, somos etiquetas,sombras// kini kiankatu em Kikongo kkkk Elilingi ya pamba como se diz na língua dos Congolêses, tornamos imitadores/papagaios de tudo que os imperialistas nos dictam. 

NUNCA PODEMOS FALAR DA NOSSA CULTURA OU HISTORIA SEM TOCAR NA RELIGIÃO CRISTÄ OU MUCULMANA QUE PARTICIPOU NA DOMINACÃO, NA COLONIZACÃO E NA ESCRAVIDÃO. 




A NOSSA MISSÃO SENDO PANAFRICANISTAS É DE LIBERTAR AS MENTES BLOQUEIADAS,PARA QUE O AFRICANO RETOMA O SEU SER/ESPIRITO/KIMUNTU, PARA PERMITIR A NOVA GERACÃO DE PENSAR,CRIAR E DESENVOLVER OS NOSSOS PAISES AFRICANOS.

Qual é a sua opinião ? O Pensador/Muntu:Tuzolana Cia Ubuntu

1 commentaire:

  1. olá, vou numa próxima ocasião responder a este seu artigo.
    Lembro inicialmente que a religião de chama " Ocidental" precisa ser analisada afim de se perceber a sua origem.
    Precisamos desconstruir o paradigma assentado nas nossas consciências que confunde o Catolicismo com o cristianismo.
    Precisa compreender a origem do catolicismo e perceber o que o mesmo significa para o cristianismo. Se olhar para o ano 321, e conhecer Constantino e a sua rebelião saberá o que é de facto o Catolicismo.

    RépondreSupprimer