lundi 9 mars 2015

A LIBERTAÇÃO DOS POVOS DE AFRICA


Não  outra alternativa se não recuar para consolidar as bases do desenvolvimento de Africa.
 # HAVEMOS DE VOLTAR=VUTUKA VANA MPAMBU WA VIDILA/ RECUAR PARA MELHOR SALTAR #.VUTUKA /Essa palavra tornou uma ofensa para muitos que não conhecem o significado desta frase de or para o continente Africano sair na pobreza e no subdesenvolvimento.

Em africa, muitos 
países já vivem mais de 50 anos de liberdade, isto é independentes, no caso do meu pais Angola 40 anos da independência.

UM POVO PARA SE DESENVOLVER DEVE TER:

Uma religião propria.
Uma ciência e tecnologia propria.
Uma politica propria.

A Europa/Usa, a China, a 
Índia desenvolveram com esses atributos
A Africa 
já formou os seus filhos nas escolas ocidentais.
# Na religião formado como:
Bispos,Pastores,Padres,
Arcebispo,Evangelistas,Diaconos...
# Na ciência e tecnologia muitos formados como:
Doctores,Médicos, Engenheiros,Economistas,Historiadores,muitos 
licenciados em diversos domínios.
# Na Politica, muitos 
políticos academicos em ciências politicas e outras.
Agora pergunto: PORQUE A AFRICA NÃO SE DESENVOLVE COM ESSES QUADROS FORMADOS A TRABALHAREM ?
Eu acho a Africa 
não se desenvolve porque os valores perdidos durante a colonização não conseguimos recuperar # VUTUKAVANA MPAMBU TUAVIDISILUA #
Antes da chegada dos Europeus os nossos Ancestrais não tinham o nivel de estudo mas inventavam com a sua ciência e tecnologia, nos domínios da metalurgia, cerâmica e agricultura.transformavam a terra em ferro, Descobriam plantas medicais,já estavam a fabricar roupas,instrumentos de caças e pescas.... Eles tinham a sua crença/Religião, tinham poder sobre a natureza com efeitos espirituais do Africano,O sistema politico funcionava bem,eles estavam bem organizados com Sistemas de Reis.. a Justiça também funcionava.
Quando os Europeus chegaram destruíram essa évoluçao,muitos inventores foram matados depois de estudar as bases da invenção,a religião africana foi proibida e substituída com o cristianismo e islam em africa,o Sistema politico foi destruído,reinos separados na conferência do Berlim, os europeus manipulavam tudo,criaram divisões no seio dos reinos,Até tiraram os nossos nomes e nos deram os nomes deles,as linguás trocando com as linguás deles.....

Muitos vão dizer se os nossos ancestrais foram dominados porque eram burros, mas eu refleti e analisei na historia, cheguei a conclusão o africano na historia foi sempre hospitaleiro 
Abrão com a sua mulher Sarah,JacobMoises..eram bem acolhidos no Egipto dos nossos ancestrais.
Hoje com tantos formados nas escolas ocidentais: DOCTORES,MÉDICOS,ENGENHEIROS,LICENCIADOS EM DIVERSOS DOMÍNIOS, PASTORES E PADRES/TEOLÓGICOS,POLÍTICOS..

A nossa materia prima não conseguimos transformar em produto final.
# Os engenheiros formados, nem AGULHA conseguem fabricar.
# Os Doctores formados, nem as folhas de 
goiabas descobertas pelos ancestrais não conseguem fabricar medicamentos para diarea,com tantas plantas descobertas de tratamentos pelos ancestrais não conseguem criar pelo menos laboratorios de estudos de plantas medicais,as nossas plantas ficam a ser vendidos no chão nos mercados/praças de africa.
# Os 
Teológicos,nem revelações espirituais,nem visão espiritual de orientação politica.,
# Os Historiadores formados, lhes ensinam a historia deles,
Napoleon; Bonaparte,Jean D'arc,Levingston,até historia de Egipto tudo manipulado ao seu favor....nada de historia de africa.
# Os 
Políticos praticamente nada fazem para melhorar as condições de vida dos povos que eles dirigem,( VUMU YAWU YE YAMPANGI ZAWU BENUANINANGA),tudo a toa,pegam o dinheiro do seu povo vão comprar palacios no ocidente,trabalham ao favor dos outros,dirigidos a distancia/telecomandados,mesmo mudando cabeças/Presidentes na direção dos nossos países africanos esse vicio e os vírus  vivem nas mentes/ introdução de novos governantes exploradores do povo,não traz nem trara mudança nenhuma no continentes.
Todas palavras lindas das oposições africanas 
são bla,bla,bla....quando sobem no poder em todos paises africanas cometem os mesmo erros !
Uma forma de 
neocolonização,jogo ocidental que telecomandam os dirigentes africanos a distancia,quem tentar revindicar dessa dominação é tratado de ditador ou assasinado (golpe de estado),..Patrice Lumumba, Tomas SankaraLaurent Desire Kabila ..muitos outros morreram, com este medo os dirigentes africanos ficam condenados de deixar a africa na pobreza e na dependência total.

Muitos Formados e exploradores do povo pensam, quando circulam com Carros de luxos, Televisores plasmas de ultima qualidades, Telefones Iphone X, Prédio de 30 andares,Maquinas diversas importadas.... vivem na modernidade com coisas inventadas por outros povos,confundem com a evolucão ou desenvolvimento de um povo,subir nos carros alheios,usar maquinas dos outros,comer alimentos dos outros,até facas,garfos,colheres são dos outros....sem aperceber, estamos a ser dependentes dos outros,VIVER COM LUXOS NAS MISERIAS. 
Outros povos ficam a rir do nosso continente, porque nos vendem com preços elevados os nossos próprios produtos, porque foram transformados em produtos finais.
Isto não é o desenvolvimento/ Politica de dominação 
econômica para continuarmos a ser pobres e dependentes eternamente.


Vendo o povo Africano na sobrevivencia,na pobreza e na miseria incalculável, A minoria pode ter carros de luxos,estradas,casas, apartamentos em quantidades para eles e as suas famílias só e a maioria do povo nos musseques,outros a alugar esses apartamentos para vos enriquecer mais..vivendo no sofrimento total,nem a fome em Africa conseguem vencer, Essa minoria exploradora no fundo vivem mal, são e serão ameaçados pela tropa de Deus que nao respeita fronteira entre pobre e rico "O Primeiro regimento militar de Deus (mosquitos).


O DESENVOLVIMENTO ESTA LONGE NO NOSSO CONTINENTE SE NÃO GANHARMOS CONSCIÊNCIA.


Sabem porque os ocidentais apoiam os nossos dirigentes que exploram o seu povo e lhes deixando na pobreza e na fome ?
R : Porque para os ocidentais o sofrimento em africa é uma Arma de destabilizar o continente, o sofrimento Cria grupos de rebeliões que vem a fomentarem guerras, A africa torna de novo terra para venda de armas em ambas partes que destroem todas as infraestruturas adquiridas com sacrifícios,custos elevados em valores monetarios ou em materiais primas,durante esse tempo de guerra os nossos governos perdem o controlo de todos sectores da economia, dai onde os ocidentais aproveitam explorar/roubar as nossas riquezas sem contrapartida, depois de um tempo de pausa nas guerras, eles de novo presentes a lutarem para obterem contratos de reconstrução de todas infraestruturas destruídas " Jogo sujo " Tornou Vicio. HAVEMOS DE VOLTAR/ 
VUTUKA VANA MPAMBU WA VIDILA.
Povo africano acorda/ 
JUKULAMESSO/ZIWULA OMESO,sai do berço e anda,o destino deste continente está nas suas mãos,ganha consciência.

NUNCA UM DIA O OCIDENTE VAI ENSINAR-NOS A SUA VERDADEIRA TECNOLOGIA, quando nos formam! sabem o que, em muitos sítios estratégicos da tecnologia/ em STAGIOS NÃO SOMOS ADMITIDOS,outros povos para derrubarem tecnologias de poente utilizam infiltrados/spion que roubam documentos confidenciais.
Pergunto: OS NOSSOS ANCESTRAIS QUE INVENTAVAM E NÓS FORMADOS NAS ESCOLAS OCIDENTAIS COMO DOCTORES,ENGENHEIROS,TEOLÓGICOS E POLÍTICOS QUE HOJE EM DIA NEM AGULHA CONSEGUIMOS FABRICAR.
# QUAIS DELES SÃO OS MAIS INTELIGENTES ? #
 
HAVEMOS DE VOLTAR / VUTUKA VANA MPAMBU TUAVIDILA


Quando se fala de " VUTUKA VANA MPAMBU TUAVIDILA " essa palavra de igrejas tradicionais : B.D.K;NGUNZA;VU.VA.MU;MENSAGEIROS.....Também é a mesma mensagem do nosso poeta saudoso Antônio Agostinho Neto " HAVEMOS DE VOLTAR ". 
As nossas Terras
À nossa Espiritualidade (Crença)
Aos nossos Nomes
As nossas Línguas
À nossa Cultura,Hábitos e Costumes/Personalidade sendo Africano

Não devemos esquecer que os africanos foram levados a escravatura,muitos eram sábios e inteligentes,foram explorados em tudo e participaram no desenvolvimento atual do ocidente,se a America e a Europa de hoje é desenvolvido,não devemos esquecer que suor e sangue dos africanos anda em baixo desse desenvolvimento. 

Meus caros irmãos isto explica que a Europa desenvolveu se inspirando de muitos conhecimentos e sacrifícios de Africanos, muitas coisas foram inventadas com a sabedoria e inteligencia em colaboração com os africanos,mas devido a dominação esses Homens intelectuais africanos foram explorados: Na medecina muitos medicamentos que circulam no mercado internacional base de descoberta dos nossos ancestrais através as folhas medicinais,na ciência e tecnologias muita inspiração africana etc..O continente africano foi explorado pelos ocidentais,esses exploradores travaram a evolução de africa e deram um atraso considerável no continente em todos aspeitos. 

CONCLUSÃO: Esse VOLTAR não pode mais nos levar a voltar nas casas de pau-a- pique, de comer nas folhas das arvores,de dormirmos em baixo das pedras,de não usar os carros....nada disso. VUTUKA VANA MPAMBU TUAVIDILA,isto vem a dizer, devemos recuar sem complexo,mudança na mentalidade,comprender e lutar contra esse jogo da dominação e de exploração,fazer analises profundas estudando como os ancestrais faziam para transformar a terra em produto final adaptando com a nova tecnologia,vamos ser inventores dos nossos próprios produtos, criar laboratórios das nossas plantas medicinais que os ancestrais descobriram,fabricar a nossa propria roupa com tecidos africanos, revindicar as nossas licenças de invenções " Promover a marca MADE IN AFRICA ".Sem essa revolução em Africa não haverá desenvolvimento .Esse é o sentido de HAVEMOS DE VOLTAR /  VUTUKA VANA MPAMBU TUAVIDILA que nôs defendemos.

Uma Revolução em todos domínios

- Na Religião : Voltar na 
religião ancestral,espiritualidade ancestral,nada ver com feitiçaria imaginada.

- Na Ciências e Tecnologias :Novas escolas ancestrais Africanas,laboratórios...
- Na Politica : Panafricanismo/ Sabedoria e inteligência divina no poder da direção dos países africanos.
A AFRICA  PODE DESENVOLVER COM ESTA REVOLUÇÃO

Caro irmão te ensinaram 1 + 1 = 2 ou 1 + 1 = 1 Esta bem , certo ou errado, mais 
não queres se perguntar porque 1+1 igual 2 OU porque 1+1=1 ???  aceitar tudo ! Seja certo ou errado  passas a vida a aceitar tudo!..... Nos trouxeram bíblia, esta bom. Ninguém se questiona. Tudo é aceitar ! Se alguém se questionar sobre uma situação bíblica,ele é considerado de perdido, diabo satanás. SOMOS DOENTES E DETIDOS NUMA PRISÃO PERPETUA DAS MENTES
Essa é a verdadeira prisão dos Africanos

UM FILOSOFO HUMANISTA FRANCÊS CHAMADO; ETIENNE DE LA BOETIE disse: Um povo é dominado porque ele próprio quer, o povo é cúmplice da sua propria dominação, o povo sofre porque ele próprio quer sofrer. Esse povo aceita de ser corrompido,ele próprio aceita a sua dominação,participa no seu sofrimento sem saber, ele aceita a dominação : basta lhe nomear,basta lhe dar recompensas, basta lhe financiar.basta lhe dar bebidas... ( Sistema de divisão de lucros) . O dia que o tal povo vai dizer NÃO a essa corrupção,à esses sofrimentos e à essa dominação,esse povo será LIBRE.

Para meter em marcha essa Revolução, cada um de nós vai fazer essas perguntas ao seu irmão intelectual e coloca a resposta no teu comentario.
1 - Mano,tu és Engenheiro o que já inventaste
2 - Mana, tu és Doctor já fabricaste um medicamento
3 - Mano, tu és Padre/ Pastor sera que sabes os africanos antes dos 

Europeus,eles rezavam ? Rezavam quem ? Quando e como o Cristianismo e o Islame entrou em africa?



SEI QUE MUITOS NÃO VÃO ACEITAR DE RESPONDER.

Termino por aqui: HAVEMOS DE VOLTARVutuka vana mpambu tuavidila
Recuar para melhor saltar
Kiaku-kiaku / Kiangani- Kiangani.


Boa leitura.
O Pensador/Muntu:Tuzolana Cia                                Facebook Grupo Kongo

2 commentaires:

  1. Mpangi Mateus Guy Michel, kya mbote Kyaku mpangi ame, Realmente em parte tens razão mas discordo com a parte do cristianismo e eu aceito responder sim: Os nossos ancestrais adoravam sim e faziam súpicas a seu Deus e divindades. O cristianismo não é uma mera religião morta e cultural que se enquadra para uns e outros não, mais vemos na bíblia de Geneses a Apocalípse Deus a se preocupar com a salvação de todo homem de todo povo língua e nação. A bíblia diz em Jo 3.16: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que enviou o seu Filho Unigénito para que todo aquele cré não pereça mas tenha a vida eterna.. Se repararmos na palavra todo vamos ver que nem todos vão crer e Deus não Obriga ninguem e em Ec 9 diz k cada um é livre e fazer o que quer mas Deus lhe trará isso a Juízo quer bem quer o mal que fez então a Definição de cristianismo é Poder de Deus para a Salvação de todo aquele que crê Rm 10.16. Então é tempo de reflectir sobre o real sentido de VUTUKA VANA MPAMBU TUAVIDILA.Que Deus nos abençoe.

    RépondreSupprimer
  2. Confirmo e reconfirmo que o cristianismo nao é a religião Kongo,nos obrigaram de aceitar essa religiao em 1482 na vinda dos colonialistas Portuguêses,um dos causador da nossa miseria.
    Antes da chegada dos europeus e arabes os africanos tinham a sua crênça, jà oravam Deus omnipotente e criador do mundo.
    AS IGREJAS SAO ARMADILHAS DE DOMINACÃO E EXPLORACÃO DE AFRICA.

    As igrejas coloniais participam no subdesenvolvimento e na pobreza do continente Africano.
    Quando vê um pais esta cheio de igrejas, nao procura fazer estatistica esse pais é qualificado de pobre,e as igrejas estao là para prometer a essa populaçao uma vida melhor no Céu/Paraiso,devido o sofrimento que o povo vive. UMA FORMA DE ESCRAVIDÃO MENTAL
    O povo esquece que:
    1°- O trabalho é que traz as mudanças,isto é o desenvolvimento,sem trabalho, o sofrimento domina a vida humama.
    2° - A oraçao para fortificar a alma e dà a força.
    O africano colocou a oraçao em 1° lugar e o trabalho no ultimo lugar, ainda chama Deus de vir trabalhar no seu lugar.
    ESTATESTICA DOS TRES PAISES EM 2012
    1) O CONGO/ RDC..46.10 ...2013-12 ........49.1 66.9 .........45.4 % Annuel /Quase uma metade da totalidade de população:Sao 80.000.000 de habitantes na RDC,quase 39.000.000 de habitantes estao desempredados, muitos vadios,mas as igrejas cheias em todos cantos e danças/musica em todos cantos das ruas = sofrimentos demasiados na populaçao. Sem fazer calculos estatisticos isso simboliza a pobreza e as igrejas lhes prometem uma vida melhor no Ceu,o paraiso é para os pobres e os que sofrem.
    2) A REPUBLICA DO CONGO... 26.60 ..2010-12 .........26.6 % Annuel Quase 30% da populacao estao desempregados,igrejas cheias,danças e Sapologia,sapeurs em todos cantos= sofrimentos. Sem fazer calculos estatisticos isso simboliza a pobreza e as igrejas lhes prometem uma vida melhor no Ceu,o paraiso é para os pobres e os que sofrem.
    3) A REPUBLICA DE ANGOLA ...........26.00........ 2014-12 ....25,35.... 25 % Annuel /Quase estamos a seguir o mesmo ritmo,igrejas cheias,a musica toma lugar= sofrimentos. Sem fazer calculos estatisticos isso simboliza a pobreza e as igrejas lhes prometem uma vida melhor no Ceu,o paraiso é para os pobres e os que sofrem.
    Tulembi dila ye mpasi vo ketusadidi ko.
    A verdade tem de ser dita para libertar o Africano na colonização metal e espiritual.

    RépondreSupprimer