lundi 24 juin 2013

ORIGEM DO NOME: LUANDA / CIDADE CAPITAL DE ANGOLA



LUANDA/LUWANDA= BATER/ILHA DE LUANDA

Antes da chegada dos Europeus, Luanda já era habitada pela guarnição do rreino do Kongo,a Ilha de Luanda foi  o local onde era concentrados os habitantes que a sua maioria eram pescadores vindo da zona litoral do reino do Kongo.

Este local era proprietário do Rei do Kongo,onde eles tiravam a principal fatia do seu poder économico que é a moeda que se utilizava em todo Reino do Kongo " NZIMBU" A Ilha de Luanda era o BANCO do reino do Kongo.

Segundo as fontes orais,os guardas dessa ilha naquela época eram comadado directamente pelo Rei do Kongo,recebiam ordem de não deixarem penetrar nesta zona qualquer individuo, caso alguêm insistir tinha que ser batido,para que pela proxima vez não tenta aproximar neste local,é apartir dessa recomendação onde surge o nome LUANDA em kikongo= BATEM em português.

Está zona de Luanda pertencia ao reino do Kongo até seculo XVI, nenhum soba revendicava esta terra. 

Embora que os estudos cientificos nos ilustram certas verdades no que concerna a nossa historia,mas nao devemos esquecer que existem provas palpaveis orais capazes de contar uma verdade nua e crua,temos muita materia em termos de nomes que deixaram traços desta verdadeira história do reino do Kongo na nossa linda cidade de Luanda
 Vou citar alguns nomes como:
 -CAZENGA (Zenga) palavra em kikongo= CORTAR em português
-TALA TONA palavra em kikongo=OLHA E PERCEBE em portugues
-SAMBA palavra em kikongo=ORAR em portugûes
-N'ZAMBA I em kikongo=ELEFANTE I em português
-O MACULUSSO( Makuluzu) em kikongo as CRUZES em portugues
-O MAIANGA(MAYANGA) são LAGOAS,onde o povo que vivia na Ilha de Luanda buscavam agua para beber, e era muitas lagoas por isso chamavam de MAYANGA
-SAMBIZANGA (Sambisanga) quer dize julgar em portugues 
-O CACUACO esta em kikongo/KAKUAWUKO=NAO E AQUI,as pessõas caminhavam distâncias e distâncias a pé, assim que os transportadores de fundo  (Nzimbu) perdiam muito ao chegarem nos arredores da ilha,como era o caminho pronunciavam essa palavra em kikongo KAKUAWU KO, que quer dizer NÃO é AQUI,a ssim procuravam o bom caminho de regresso para Mbanza Kongo, essa area foi denominado de CACUACO.
VIANA=VUYANA=Desperdicio;Nada era facil encontrar esse local(Banco Kongo,Ilha de Luanda)

Voltando a “casa da moeda”, e para se ter uma ideia do quanto os transportadores tinham de levar da Ilha de Luanda para o Manikongo, basta saber que:1 galinha valia 3.500 nzimbu = 1 pistole de nzimbu1 vaca cerca de 300.000 nzimbu = 30 lufuzu1 lufuku = 10.000 nzimbu



Os europeus chefiados pelo Diogo Cão,chegaram no terra Kongo em 1482, onde estabeleceram o primeiro encontro com o rei do Kongo sua Majestade Nzinga Nkuwu,depois dos portugueses estabelecer a sua dominaçao no reino do Kongo no ponto de vista politica,religiosa e économica,continuaram na conquistas das terras sob controlo dos nativos,(93 anos) noventa e très anos depois chegaram a ilha de Luanda, que era controlado pelo reino Kongo; com a autorização do rei Kongo, os portugueses entraram na zona da ilha de Luanda sem encontraram nenhuma resistência na parte das guardas, nem foram batidos porque jà existia relações bilaterais entre o rei do Kongo e o rei de Portugal.

A cidade de Luanda foi fundada no dia 25 de Janeiro de 1575,pelo um capitão português chamado Paulo Dias de Novas ao desembarcar na ilha de Luanda com cerca de 700 homens ( forças armadas,religiosos,funcionarios),em 1576 foi construida a primeira igreja em Luanda/são Sebastião,na forteleza onde se encontra o museu das Forças Armadas Angolanas.

Quando os conflitos começaram entre o reino do Kongo e os portugueses, só a partir de lá onde nasceu o reino do NDONGO no seculo XVI, muitos pequenos reinos no seio do Reino do Kongo começaram a ser fundado com apoio dos portugeses para dividir o reino e terem a força de dominação do reino do Kongo.  

Em 1656 os portugueses apresentaram ao rei Garcia I Kmbaku Nkanga Ne Lukeni um tratado como que apartir deste ano nenhum europeu pode entrar do Kongo sem passar pelo porto de Luanda,o soba de Ambuila,um Dembo vai depender de Luanda,o comercio deveria tornar libre,comercio de escravos libre sem pagar impostos e os territorios no sul do rio Dande, onde se situa a ilha de Luanda,local estrategíco fonte da moeda do reino do Kongo"  Nzimbu "devia depender de Luanda e nao é do reino do Kongo.

O Rei ANTONIO I Nkanga pediu a restituição da Ilha DE Luanda,os portugueses recusaram e agitaram outros chefes de destritos kongo de fazer guerra contra o rei Antonio I Nkanga dali começou a Batalha de Ambuila,onde o rei do kongo tinha uma media de 700.000 homens que fez face ao exercito portugues,o rei NKANGA deslocou pessoalmente nesta batalha,como os portugueses eram bem equipados com armas de fogo.

No dia 29 de Outubro de 1665 o exêrcito do reino do Kongo foi derrotado.O rei António Vita Nkanga morreu nesta batalha e decapitado cuja a cabeça levada em Luanda como trofeu com muitos prisoneiros,essa victoria portuguesa nesta batalha foi festejada em todas paroquias da igreja catolica do reino do Kongo e do Mpungu a Ndongo,assim que em portugal.

No fim de cerimónia de alegria,o governador Vidal de Negreiro,enterrou a cabeça do rei Kongo "Nkanga Vita" na Igreja de Nazareth em Luanda.

Está Igreja foi construida para comemorar esta batalha de Ambwila que os portugueses venceram contra o reino do Kongo .


Os portugueses fizeram tudo para nos dividir e criaram separaçao entre os kikmbundu e kongo esqueceram que na história os traços ficam,confirma-se que, os primeiros Luandeses eram Kongo.

Ref: Livros 
Pigafetta & Duarte Lopes,Kingdom of Kongo
Livro do padre Baltazar Barreira sobre o reino de Angola 1580-1592
O
REIN
O
D
E
ANGOL
A
(1580-152
Encyclopédia Britanica/Cultura da população de Luanda

O Pensador/Muntu: Mateus Guy Michel/Tuzolana Cia                                        Facebook: Grupo KONGO

9 commentaires:

  1. É complicado ver a história e pensar que ela se repete. Além das questões materiais, roubaram dos povos nativos que chamavam de indígenas, todos os seus valores, fé, tradições, organização social, e o pior, fizeram crer que suas verdades eram negativas e obra de um demônio que só existe nas tradições que eles mesmos levaram. Nzambi Mpungu, o Suku Kalunga, o Suku Oganga, está vivo como consciência suprema além de todas as formas e quereres, e os nossos ancestrais também. É difícil ver que até hoje os valores e verdades ancestrais são demonizados e seus praticantes são negativados e perseguidos cada dia mais. Mas Nzambi vive! Vive em Luanda, em Angola, no Brasil e em todo o Universo! Kiaboté Nkukulu! Mba Kukula Ngana Nzambi Mpungu!

    RépondreSupprimer
    Réponses
    1. Ntodele mpangiame
      Obrigado caro amigo, temos que defender os nossos valores culturais e abandonar a divisão nos foi dictado para bem nos dominarem,devemos implatar o amor fraternal entre kikongos, kimbundos,thiokué,bailundos, kuanhamas.....Mwana ngola jiola meso, a divisao foi jogo do colonialismo.

      Supprimer
  2. A civilização que os estrangeiros colonizadores dizem nos terem trazido, é o desvio das nossas tradições, valores, crenças, línguas, oportunidade de ser conduzido pelo espírito divino, distanciamento espiritual dos nossos ancestrais, sereias, anjos. Eles não vinham para ajudar, mas sim para prejudicar, para desorganizar e para procurar formas de sobreviver porque passavam por fome nos seus países. Mas tudo tem seu tempo. Deus está vendo e no tempo certo vai manifestar seu incomparável poder.

    RépondreSupprimer
  3. É com isto que aprendemos a dar valor na quilo que é nosso é não conhecia o verdadeiro significado de Luanda, ora dizia que é de origem Umbundo ora de orige Kimbundo mas hoje chegue de concreto a saber o verdadeiro significado da nossa cidade com ajuda da Lingua Kicongo entendi bastante Luanda.

    RépondreSupprimer
  4. gostaria de saber Luanda antes dos portugueses como se chamava ? e os povos que o habitavam sera era bakongos sorongos ? (misolongos) ?

    RépondreSupprimer
  5. Queria deixar aqui uns videos que vai gostar https://www.youtube.com/watch?v=4apWOUNOx64

    RépondreSupprimer
  6. vamos aluta temos que4 defender o que é nosso a verdadeira histo´ria mano

    RépondreSupprimer
  7. Então se Luanda já em sistia porque que de Charan os portugueses nós colonizar

    RépondreSupprimer