mardi 14 mai 2013

ARVORE MITICA E DO SABER



Queda de galho da árvore "Yala-a-Nkuwu" motiva realização de ritual tradicional

Mbanza Kongo - A queda de um galho da árvore centenária denominada " Yala-a-Nkuwu", em Mbanza Kongo província do Zaire, ocorrida no passado dia 8 de Dezembro, motivou a realização, na noite desta terça-feira, de um ritual tradicional, como recomendam os costumes ancestrais locais.

...
Falando hoje à Angop, o coordenador local das autoridades tradicionais, Afonso Mendes, explicou que desde os tempos remotos a queda de um galho da mesma árvore é prenúncio de uma tragédia, razão pelo qual é necessário um ritual, sob a orientação de uma entidade tradicional conhecida por " Kongo Nenganga", mestre kimbanda, que serve para apaziguar os maus espíritos.
Segundo a entidade tradicional, durante a vigência do Reino do Kongo, um derrube do ramo desta árvore podia significar a derrota do exército congolês na frente de combate, a morte do rei ou de outra entidade importante do reinado.
Afonso Mendes apelou a população para o respeito da cultura, dos hábitos e costumes ancestrais, bem como a sua preservação e divulgação às actuais e futuras gerações visando a sua perpetuação.
Participaram na cerimónia governantes, membros das autoridades tradicionais, responsáveis da cultura, membros da equipa técnica do projecto " Mbanza-Kongo, cidade a desenterrar para preservar", chefiada pela sua coordenadora, Sónia da Silva António.
Alguns historiadores aventam a hipótese de a árvore misteriosa e sagrada "Yala-a-Nkuwu" ter sido plantada antes ou depois de 1483

 
 
Por:Pedro Jose


Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire