mardi 18 décembre 2012

A SOLIDARIEDADE,O RESPEITO E HOSPITALIDADE AFRICANA


KONGO=AFRICA KATIOPA

Os valores que fazem com que você seja chamado KONGO

- A HOSPITALIDADE

- O RESPEITO

- A SOLIDARIEDADE

  • Es o unico ôh kongo:Reconhece familia atravez as doze(12) tribos( nvila kumi ye zole) do kongo e em torno de trinidade (Makukua tatu malamba e kongo).
  • Es o unico ôh kongo:Considera o outro de pai,mãe,filho,filha,irmão,irmã,mano, mana,sobrinho,sobrinha,tio,tia,primo e prima mesmo nao fazem parte da tua familia propriamente dita
  • Es o unico ôh kongo:Dà educação na criânça e jovem, mesmo que nao eis o pai,a mãe ou da familia
  • Es o unico ôh kongo:Jovens,crianças respetam os adultos(vis-versa),respeito no seu vestir,respeito na sua linguagem,ajuda os mais idosos,amor ao outro, se cumprimentando uns aos outros,se visitando uns aos outros,se divertindo ...
  • Es o unico ôh kongo:Recolhe pessoas estrangeiras,lhe dando lugar para dormir,de comer sem pedir nenhum tostão
  • Es o unico ôh kongo:Na aussência deixa a porta da tua casa aberta nos amigos e familias,entram,comem e bebem, vao embora sem problema
  • Eis o ùnico ôh kongo:Quando um caçador mata um animal divide com toda população da aldeia,até as vezes onde se faz a distribuição o caçador é ausênte
  • Es o unico ôh kongo:Na doença ou parto de uma mulher,outras mulheres,jovens se mobilizam para prestarem ajuda completa sem contra-partida
  • Es o unico ôh kongo: O teu nome é :                       Tuzolana,Makiese,Lufiauluisu,Tutondele,Matondo,Tusamba,Samussuku,Nzakimuene,Kaxikane,Ngola.. mas não eis Pinto, Coelho,Cao,Sardinha,Oliveira,Rocha,Cadela.. mesmo se tiver esses nomes porque foste obrigado a levar,mas a tua mente està nos nomes puramente africanos.
  • Es o unico ôh kongo: A tua lingua é kikongo,kimbundu,umbundu...mas nao é portugues,frances,inglês,espanhol...embora que podes aprender outras linguas para comunicar com o mundo
A Solidariedade é um dos valores que os africanos devem preservar, ela é uma boa herânca deixado pelos nossos antepassados desde a comunidade primitiva,graças a Deus conseguimos guardar essa prova de Amor, prova de uma boa convivência, a solidariedade na comunidade africana e Angola em particular, essa pratica continua a ter lugar nas nossas provincias, nas nossas aldeias ( mavata ou kimbos)  ! so' nas grandes cidades onde esses Valores estao na fase de desaparecimento, mas para mim Angola nao so grandes cidades,Angola profunda esta nas nossas provincias onde se conservam os nossos custumes,as nossas tradições,assim todos os nossos valores culturais da nossa historia,embora com a globalização onde os factores economicas e financeiro dominam o mundo,conseguimos preservar os valores que nos identificam.


Queria dar a conhecer esses valores para que nao perdemos essa prova de amor manifestada na nossa sociedade Africana

Para um bakongo as apelaçoes familiares pai, mae,filho,filha,imao,irma,mano,mana,sobrinho,sobrinha,tio,tia,primo,prima, nao so representam propriamente a familia conforme as normas ,mas que sim sao apelaçoes de respeito mutuo no seio das nossas aldeias,nas nossas provincias,nos nossos paises e na comunidade africana em geral,isto favoriza a educaçao das nossas crianças e jovens respentando esses graus familiares acima citada,porque na comunidade bakongo a educaçao de crianças nao depende so dos seus verdadeiros pais,isto evita as crianças e jovens se comportarem mal fora do circuito familiar.


***A hospitalidade nas nossas aldeias continua quando um estrangeiro chega, nao lhe deixam morrer de fome,nao lhe deixam dormir fora.


***As boas maneiras como: se cumprimentando e se visitando uns aos outros é prova de um verdadeiro amor entre os homens


***Nas nossas aldeias quando os caçadores matam animais ou pesca,tudo é dividido para toda populaçao,ate se a quantidade for maior as aldeias visinhas tambem beneficiam dessa distribuiçao.


***Em muitas aldeias o jantar é feito em conjunto,as pessoas trazem comida em cada casa juntam tudo e comem todos em conjunto, ninguem fetiça o outro nem tratado de fetiçeiro.


***No caso de doença ou parto de uma mulher a populaçao de aldeia se juntam vao lavrar no campo na lavra do doente ou dessa mulher,os jovens vao cartar agua,outros ajuda os trabalhos domesticos tudo sem contra-partida.


***Os filhos se ocupam dos seus pais, quando antingir uma idade mais avançada (idosos),caso nao tiver filhos as familias mais proxima se ocupam,caso contràrio o resto da populaçao dao a sua ajuda.

Sim, existe até hoje em dia a solidariedade na nossa terra kongo,pessoalmente passei situaçao dificil no caminho de Luanda- Mbanza kongo em 2005, o caro avariou-nos no caminho devido os burracos na estrada, ficamos 2 dias mas a populaçao das aldeias nos arredores nos prestaram toda ajuda necessaria gratuitamente; Entao esse modo de vida continua se praticar nas nossas aldeias,nos somos testemunhos.
Nas grandes cidades africanas,ou de angola em particular essas boas maneiras estao na fase de desaparecimentos,as vezes por causa da mã fé de muitos com comportamentos inadequados,tratando pessoa que lhe ajuda ( estou lhe partir o braço, chular " muxina"),devemos dar o nosso apoio nas associaçoes que se ocupam das pessoas defavorizadas:as crianças orfãos,crianças de rua... sim mesmo aos poucos podemos ajudar;as empresas,fabricas,comerciantes,homens de negocios devem se mobilizarem em apoiar ONGS que trabalham no sentido de ajudar gratuitamente essa camada da população com carências,isto é uma forma de solidariedade nas cidades.

Meus caros irmaos, temos que defender e conservar a nossa solidariedade, isso podera ajudar a luta contra a delinquência na nossa sociedade,isto favorece a boa convivência entre a populaçao, respeito e uma boa educaçao da nossa juventude,tambem garantir um bom comportamento exemplar do nosso povo. 

Hà um ditado que diz: A mão que dà recebe!,outro proverbio ou kingana em kikongo que fala (omasa makangua kememenanga ko vo kamele mu n'tu a muntu ko, kansi tu omasa makangua mena me menanga vo mu n'tu a muntu  mele),isto significa o milho assado nao germe quando é dado numa pessoa que nao tem cabeça, mas o milho assado produz quando é dado com a pessoa que tem cabeça! A boa semente produz bons frutos! se semear o bem recoltemos o que é bom! A SOLIDARIEDADE é a boa semente que podemos cultivar e conservar para garantir a segurança, a tranquilidade e o progresso nas nossas sociedades africanas.

Boa leitura
Obrigado
AOS 07/12/2012


Por: Tuzolana Cia                                                 Facebook: Grupo Kongo                                                                                                   

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire