dimanche 25 novembre 2012

LINGUAS DERIVADAS DO KIKONGO




O casamento entre os bakongo e os povos encontrados nesta região (Angola e não só), deu nascença a pessoas e línguas, isto é a mistura do Kikongo com as línguas faladas pelos povos encontrados mas com uma forte influencia da língua mãe, o KIKONGO. Na verdade, o Kimbundu, Umbundu e outras línguas faladas em Angola são variantes do Kikongo; acontece porém que aquando da construção do Reino do Kongo, os iniciados kongo que dirigiam a construção do mesmo, dividiam-no em Makuku (Regiões), em Kimbuku (Provincias), em Mimvuka (Comunas), etc e davam nomes as estas áreas jurisdicional, aparecendo assim o Kimvuka kia Kisama (comuna de Kisama), Kimvuka kia Mbundu (Comuna de Mbundu), etc, em função da comuna em que habitavam os bakongo foram designados de bambundu (residentes da comuna de Mbundu), bambata (residentes da comuna de Mbata), bamanianga (residentes da comuna de manianga). Outrossim, o dialecto falado nestas regiões f
oi chamado de Kimanianga para os manianga, kimbundu para os bambundu, kimanteke para os bateke, etc mas não são linguas diferentes do Kikongo, mas sim são variantes do Kikongo.
O Kimbundu aparenta não ser variante do kikongo, por isso vou mostrar-vos que é variante do Kikongo: no Kikongo original, terra diz-se ntoto, mas quando uma criança pega num pouco de terra e coloca na boca, diz-se que o muana o didi o mavua ou mavu. Em kimbundu terra diz-se MAVU, podem investigar. Kalunga, provem do verbo LUNGILA que caber a todos ou ainda estar em toda a parte. Quem esta em toda a parte? É Deus. Em Kimbundu e em umbundu Deus é chamado de Kalunga. Em Kikongo o adverbio de tempo AGORA, diz-se WAU ou LELO. Em kimbundu hoje diz-se lelu. Rato em kikongo é mpuku em kimbundu puku, emitiu-se apenas a letra M. São tantas as palavras que demonstram que o kimbundu é uma variante do kikongo.

Por:
Joao Mbizi Malundo Bige


                                                                                                          Facebook: Grupo Kongo

2 commentaires:

  1. Ndambu, Ndamba,Damba, Mudamba, Mindamba, Mwisindamba, Dambenses etc. é bom conhecer a evolução das palavras. Afinal as palavras também têm história. Entre o certo e o errado existe uma verdade. A verdade dita: -Verdade verdadeira.

    RépondreSupprimer
  2. Rato em kikongo é mpuku em kimbundu puku, emitiu-se apenas a letra M. São tantas as palavras que demonstram que o kimbundu é uma variante do kikongo?
    e se fosse o Contrário???
    Pode Enunciar as fontes agradeço.

    RépondreSupprimer