mercredi 20 mars 2013

A ORIGEM DO NOME SAMBA

HOJE TEMOS O MUNICIPIO DA SAMBA.

Nani zeye nlunsasu lwa yandeyamofayo. !hamou-si ya Mpata Nsamba (région le Nsamba), qui aujourd'hui s'appelle « la municipalité de Samba » Que hoje chama-se munucipalidade de Samba.


A Nsamba durante a sua vida gerou as seguintes filhas:
Nsamba Malundu, Nsamba Bailundo, Nsamba Wiye (do Bié) e Nsamba Ndoñu. A Ndoñu é a progenitora the Muti ya Kivela e Nsamba Matamba, a Matamba é a que gerou toda tribo Mbaka que habita o Kwanza-Norte, Musumba Matamba gera Wuambuka lunda e Yomweni Musumba Matamba o conhecido (Mandumi) Rei the geração Kwanyama. Mandume não é o seu próprio nome, este ganhou a personalidade Mandume por os seus familiares Lundas, o tratavam com respeito, “Mandumi” (quer dizer: tio); então quando os Portugueses chegaram às terras deste Rei, e como ele já era sempre considerado Mandume, todos seus registos ficaram notados com o nome de Mandume e não Mussumba Yomweni Matamba que é a sua própria graça.

Nsamba Wiye (Samba do Bié), é a progenitora do povo Ovimbundo (Ayimbundu), como afirmam os defensores historiadores “os Ovimbundos são descendentes dos Bakongos ou dos Lundas”, sim esta hipótese possui uma narrativa clara, os Ovimbundo são filhos the Princesa Nsamba do Bié, filha de Nsamba irmã do Chiñudi, o príncipe Lunda. Ou mesmo a sua grande versatilidade, a sua impressionante capacidade de adaptação aos diversos hábitos e aprendizagem linguística, podem indicar a verdadeira origem deste povo. Posso aqui fazer fé, o individuo Ovimbundo aprende com facilidade a língua Lunda e expressa sem sotaque diferente porque essa geração transporta nas suas veias o sangue Lunda.
Por: Jonasluc Jons                                                   Facebook: Grupo kongo

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire