dimanche 14 août 2016

A INVENÇÃO BIBLICA: DIABO SATANAS COMO ARMA DE DOMINAÇÃO,ESSE PRECONCEITO DEU ORIGEM DOS BRUXOS/FETICEIROS EM AFRICA.


O CONCEITO BIBLICO RESULTOU O APARECIMENTO DO DIABO SATANAS QUE MANIFESTA E JUSTIFICA TODA MALDADE NA VIDA DOS AFRICANOS.
Antes da chegada dos europeus o povo Kongo Katiopa, Kongo tinha a sua crença e espiritualidade,os povos africanos rezavam e acreditavam da existencia de um supremo DEUS criador de tudo quanto existe na humanidade/ NZAMBI A MPUNGU TULENDO/NZAMBI A KÖNGO KALUNGA,esses povos não conheciam outra força adversaria do poder de Deus.
TATA NZAMBI A MPUNGU TULENDO/DEUS é uma dicotomia de espirito (Positivo e negativo),ele é uma grande energia invisível,esse espirito é composto de energias positivas e negativas, isto é : O bem e o mal forma o corpo espiritual de Deus pai.
As energias positivas como princípios da sua existência no sentido de bem e as energias negativas como base da sua existência no sentido de mal "Mal esse que serve para auto defesa ".
O próprio Deus sendo uma dicotomia de espirito fez tudo nesta base:
Luz e trevas, dia e noite , corpo e alma,homem e mulher, animais machos e fêmeas,as plantas idem,o bem e o mal .....
O corpo do Homem foi criado na imagem de Deus, assim tudo que o homem cria esta na base dessa dicotomia de Espirito.
O diabo Satanás era desconhecido na terra Kongo Katiopa, o Ndoki ou feiticeiro não existia,a maioria da população antigia a idade idosa,a morte ,era normal como fenomeno natural da vida humana,o Homem Kongo acreditava na reencarnação que havia uma outra vida depois da morte " Vida espiritual" o mal existiu,esse mal utilizado no sentido negativo como erros do Homem era punido, Tata NZAMBI/DEUS ERA ACIMA DE TUDO.

- NZAMBI A MPUNGU TULENDO
Nzambi = Deus
Mpungu = Conhecimentos legados" transmite conhecimentos
Tulendo = Poder incomparavel
<NZAMBI nao se traduz Nza ya mbi e não se pode mudar em NZA YA MBOTE>
- KULUMBIMBI = Local de cultos ancestrais " Nzo ya Nkisi "passou Nzo ya Nzambi.
<KULUMBIMBI não se traduz em Nkulu a mbi e não se pode mudar em NKULU A MBOTE>
- NKISI = Medicamentos que cura,salvador
- NGANGA = Homem com sabedorias,médico ou sacerdote = NGANGA ZA NKISI.
- NDOKI = Homem com poder ancestral, faz coisas admiráveis (cura), Nganga (Sacerdote), notamos na linguagem popular bakongo, quando uma pessoa é admirável, extraordinária lhe dão o titulo de "Ndoki Wina", pessoa com alto nível de conhecimentos.
A natureza era e é a fonte de inspiração da presença de DEUS/TATA NZAMBI A MPUNGU TULENDO no mundo,havia uma interligação entre o Homem no mundo carnal e o Homem no mundo espiritual, entre o Homem e os animais,entre o Homem e as plantas,entre o Homem e as águas,entre o Homem e o vento e entre o Homem e o fogo, em geral entre o Homem e a natureza que representa a presença da força de DEUS/TATA NZAMBI A MPUNGU TULENDO,nsemi a babo ye biabionsono.
Exemplo: Os gestos de insecto como abelha,avisava o Homem que vai receber visitantes/Eu pessoalmente tenho prova.
O Homem a parar chuvas,calmar tempestades,trovoadas/ Ninguém me contou eu assisti essas praticas.

A TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTOS  DE GERACÃO A GERACÃO SE EFECTUAVA POR VIA ORAL.




As doenças eram tratadas a base de plantas medicais,a crença ancestral com a sua espiritualidade,Deus revelavam nos NGANGA ZA NKISI plantas e rituais para erradicar epidemias nas aldeias e cidades " LEMBA-LEMBA ", os artistas africanas fabricavam diversos objetos a base de madeiras, faziam estatuas,essas estatuas representavam os antepassados,espiritualmente os Nganga invocavam espíritos dos ancestrais atravez dessas estatuas que os representavam;Reproduziam imagens dos Homens na ausência de fotos nessa época, Os sobas ou chefes de famílias iam nos cemitérios e faziam rituais para os pedidos das suas necessidades,recebiam respostas palpaveis nos seus pedidos, Nkisi, Nganga, mpungu, Nsadisi..tudo era normal e natural, a vista de todos,nada era escondido,tudo fazia parte da cultura Kongo Katiopa/Africa.
....ENCONTRAMOS OS NZO A NKISI COMO CULTOS(Igrejas) ENCESTRAIS NOS KONGO DO BRASIL

NEOLITICO OU IDADE DE PEDRA POLIDA EM AFRICA 
A passagem evolutiva da idade de pedras passou de igual modo para esses povos Africanos.
Nesta época o homem atingiu um importante grau de evolução e estabilidade. Com a sedentarização se construiu aldeias /MAVATA e cidades/ZI MBANZA, ( A palavra mbanza denominava também lugares onde se enterravam mortos " cemitério " ). A agricultura e a caça era feita com instrumentos fabricados pelos Kongo , as comunidades puderam trilhar novos caminhos de corta mato, a pé duma aldeia a outra ou duma cidade a outra. A comunicação se efetuava atravez de instrumentos Kongo, como batuques e coxas de animais que serviam de trompetas; Um avanço na metalurgia, criando objetos de metais, tais como, lanças,flechas e outras ferramentas.

O imperio do Kongo era bem organizado e estruturado essas instituições funcionavam da seguinte maneira: 
- O LUMBU/ Assembleia do povo
- O NTOTELA/ Rei 
- OS MANU KONGO/ Representantes do Rei nas províncias
- O YALA NKUWU/Um local embaixo duma arvore, como tribunal supremo 
- KULUMBIMBI/ Local de cultos ancestrais "Igreja" (Nzo a Nkisi).
- Mbanza Kongo era a cidade capital do reino do Kongo,cede das instituições.
CHEGADA DO CRISTIANISMO E DO SATANISMO/DIABO SATANÁS NA TERRA KONGO
Quando os portugueses chegaram em 1482, observaram a organização e a estruturação do reino do Kongo , deram uma consideração e honraram o reino do Kongo;O Rei era respeitado, encontraram o Rei NZINGA NKUWU,estabeleceram uma cooperação entre o rei de Portugal JOÃO II e o Rei do Kongo NZINGA NKUWU, mais como os colonialistas tinham ideias de dominação, aproveitaram da bondade e da hospitalidade do rei do Kongo, esses portuguêses estudavam estrategias como dominar e colonizar o povo Kongo, esse estudo fez 8 anos.
Notaram que o povo Kongo rezava já tinha uma crença tradicional semelhante a BIBLIA e como sabiam que o cristianismo era uma doutrina que dominou o imperio romano na antiguidade e a bíblia era a CONSTITUICÃO desse imperio para dirigir ,dominar e conquistar outros povos no mundo, resolveram jogar no lado da religião para conseguir dominar o povo Kongo,eles foram a busca de PADRES (Missionarios), assim entrou O CRISTIANISMO PELA PRIMEIRA VEZ na terra Kongo Katiopa em 1491,trouxeram a BIBLIA que os Kongo denominaram NKANDA NKISI, como sabiam que existiu na crença deles o feitiço e os feitiçeiros interpretaram NKISI=Feitiço, então a BÍBLIA passou a ser chamada NKANDA NZAMBI, as primeiras igrejas catolicas eram denominados de NZO ZA NKISI como os nossos antepassados chamavam o Kulumbimbi,mais tarde passou para NZO ZA NZAMBI, os padres/pastores(missionarios) eram chamados de NGANGA ZA NKISI, esses padres passaram a ser chamados NGANGA ZA NZAMBI.

FOI ASSIM PELA PRIMEIRA VEZ APARECEU O NOME FEITIÇO ATRAVEZ UMA INTERPRETAÇÃO MANIPULADA DOS MISSIONÁRIOS DA PALAVRA NKISI, DAÍ TODOS SACERDOTES KONGO, CURANDEIROS KONGO QUE USAVAM O PODER TRADICIONAL "NKISI" FORAM DENOMINADOS DE FEITICEIROS/DIABO SATANAS.
Como já disse os feiticeiros nao existiam, antigamente na terra Kongo tudo era visto de forma normal, tudo era natural e fazia parte da cultura Kongo.
Na doutrina do cristianismo,a bíblia como um livro de leis " uma constituição romana "escrita ao seu favor, existe duas forças: A forças do bem representada por DEUS criador e a força do mal representada por um Diabo Satanás,essas duas forças se oposem um ao outro, uma estrategia que levaram na nossa terra Kongo.
O cristianismo foi instaurado com a força, converteram o Rei NZINGA NKUWU lhe baptizando com nome de DOM JOÃO I no dia 03 de Maio de 1491, depois do seu filho MVEMBA NZINGA baptizado de D.AFONSO I, quando o filho subiu no poder colaborou com a governação portuguesa e os missionarios obrigando todo povo do reino do Kongo a deixar a sua crença tradicional para se converter no Cristianismo, instauraram uma lei para obrigar o povo sobre esta conversão " da crença tradicional Kongo < NZILA KONGO> para o cristianismo.
- NZO ZA NKISI que eram igrejas tradicionais tornaram CASAS DE FEITICARIAS.
- OS NGANGA ZA NKISI que eram sacerdotes (Pastores) nas igrejas tradicionais tornaram FEITICEIROS.
- OS MPUNGU que eram conhecimentos tornaram FEITICARIA.
- AS ESTATUAS DE MADEIRAS tornaram FEITIÇOS
- RITUAIS NO CEMITERIO tornou idolatria,diabolico,UMA FEITICARIA
- Até citar o nome NZAMBI A MPUNGU TULENDO tornou sinonimo de Feitiçaria


Transmitir conhecimentos espituais das forças de cura e de protecção de doenças mistériosas com forças espirituais de proteção de familias " Nkodia Kanda " tornou transmitir a feitiçaria,vana loki.
Todos Curandeiros (Pessoas que tratavam tradicionalmente e legavam os seus conhecimentos) essas pessoas tinham que deixar obrigatoriamente esses tratamentos, os que transformavam o ferro também obrigatoriamente tinham deixar esse trabalho, houve muita perseguição, muitos deles foram mortos, até o rei Mvemba Nzinga D.Afonso I matou a sua mãe Chamada mama Rainha MPOLO NUA (Apolonia), porque continuava a usar tratamentos tradicionais, com a insistência do povo Kongo na sua tradição e cultura, os missionarios utilizaram a arma de feitiçaria/Ndoki ou Ngapa /Diabo satanás contra os velhos que usavam esse tipo de serviços, mobilizaram a juventude e as crianças acusando esses velhos de Ndoki/Ngapa/ feiticeiros/Diabo satanás, dai,os católicos e os jovens kongo começaram a acusarem todos velhos curandeiros de Ndoki/Ngapa/ feiticeiros, os jovens já não queriam se aproximar dos mais Velhos porque para eles eram Ndoki/ feiticeiros, Os que transformavam a terra em ferro e fabricavam instrumentos eram tratados da mesma maneira como feiticeiros/Os Diabos satanás deles da bíblia, esse Diabo que era espiritual na biblia tornou pessoa com nome de Ndoki/Feiticeiro em Africa.

Não pararam por ai, começaram a provocar voluntariamente epidemias na terra Kongo,como o povo bebia água de nascentes,os missionarios comandados pela governação portuguesa colocavam venenos nas fontes dessas nascentes e o povo adoecia,houve milhões de mortos,a taxa de mortalidade aumentou na terra Kongo, os jovens Kongo revoltavam contra os seus mais velhos e lhes caçavam e lhes matavam, tudo isso para convencer a juventude de acreditar nas suas estrategias de Ndoki,Ngapa/ Feitiçaria para cortar o contato dos velhos Kongo e a juventude Kongo.

O CRISTIANISMO substituiu a espiritualidade ou a crença Kongo,os curandeiros,os nganga za Nkisi,os Mbandu,mpungu,os cultos tradicionais entraram na clandestinidade/nas escondidas, dai reinou o cristianismo, todo povo foi baptizado com nomes Europeus no cristianismo,tornou moda todo mundo só queria ser chamado de DOM, NDOMPETELO,NDOMBASI,NDOLUVUALU, NDOMANUEDI.......A mudança de nome tornou sinonimo de Civilização,Sair das trevas( Katuka mu bubu).


Esses PADRES (Missionarios) tinham uma missão especial de manipular e dominar o povo Kongo, lhes mostrando que a obediência, o respeito,o sofrimento,a pobreza e a fé leva o Homem no lado de DEUS no Céu quando morre,isto é no PARAÍSO,onde tudo é felicidade.mais a desobediência,o engano,a riqueza, a revindicação é pecado leva o Homem na mão do DIABO SATANÁS,isto é no INFERNO,onde depois da morte fogo intenso te queima eternamente.
Trouxeram o DIABO SATANÁS na terra Kongo atravez das pregações dos missionarios para criar medo nas mentes dos Kongo Katiopa,porque esse DIABO representava o INFERNO.

Muitos reis tentaram corrigir esses erros cometidos pelo rei Nzinga Nkuwu e o seu filho Mvemba Nzinga mas Já era tarde mau hora,a dominação,a colonização e a religião cristã já estava implantada.
Os cultos ancestrais das igrejas tradicionais eram proibidos desde a época do rei Mvemba Nzinga/D.Afonso I,assim que os tratamentos tradicionais,a população perdeu os seus valores culturais.

ISSO TUDO FOI UMA ESTRATEGIA COLONIAL DA DOMINACÃO PARA QUE OS VELHOS KONGO NÃO TRANSMITISSEM OS SEUS CONHECIMENTOS NA NOVA GERACÃO OU NA JUVENTUDE PARA COLONIZAR, O CONTINENTE AFRICANO,MESMO NAS SUAS AUSÊNCIAS,OS PRÓPRIOS AFRICANOS DOMINADOS MENTALMENTE E ESPIRITUALMENTE ESTARÃO LÁ AO SERVIÇO DOS SEUS INTERESSES,DAI OS PAÍSES AFRICANOS VIVERA A SEGUNDA COLONIZACÃO DENOMINADO NEO COLONIALISMO.
< Vana tua dila o wiki yi tuasisa enkutu a ngangu, mudiodio yitumuenanga e mpasi >.
Agora tudo é DIABO SATANÁS/FEITICEIRO/NDOKI/NGAPA/BRUXO,a morte natural já não existe.



AS IGREJAS FAZEM A PROMOÇÃO DO DIABO SATANÁS, TORNOU PRODUTO DE MARKETING DESSES GRUPOS RELIGIOSOS,FABRICAM UM NOVO PRODUTO DE MARKETING CHAMADO MEDO QUE FACILITA A EXPLORAÇÃO DOS SEGUIDORES PELOS PASTORES MISSIONÁRIOS .
<IGREJAS = Favoriza a dominação = Produto/Diabo satanas = Produto/medo = dinheiro = exploração dos homens >.
- Os velhos com cabelos brancos automaticamente são feiticeiros.
- Os diminuídos fisicos são tratados de feiticeiros.
- As crianças são acusados de feiticeiros.
- Nas igrejas só falam de Feitiçaria
- As tabuas de madeiras em forma de Cruz, as estatuas de madeira do Mestre Jesus e Maria sua mãe, de plásticos e de betões representam a santidade " ERAM SANTAS". e as nossas estatuas representa o Diabo satanás.
- Ir nos cemitérios para eles é relembrar dos seus antepassados para nos atos de idolatria, Diabolicos/Satanismo/Feitiçaria.
- Invocar dos seus antepassados,Deus de David, Abraham, Joseph,Moisés, Nõa... para eles é ESPIRITUAL,se nos invocarmos os nossos antepassados Mama Kimpa Vita,Nengua Mafuta,Mama Nzinga Mbandi,Mfumu Kimbangu tornamos Feiticeiros e Diabolicos
RECUPERACÃO DOS CULTOS ANCESTRAIS/ NZILA KONGO PELA MAMA MAFUTA E MAMA VITA KIMPA.
NKAKA/AVO MAFUTA uma velha santa ,operava curas sobrenaturais,através de plantas e orações ancestrais, lhe é atribuída a qualidade de profeta aliada do movimento de mama Kimpa Vita.
Mama Vita Kimpa com o seu movimento lutou para que o povo Kongo recuperasse os seus valores perdidos,regresso na crênça NZILA KONGO,assim a recuperação dos  verdadeiros nomes génuinos,mais os missionarios lhe trataram de Diabo Satanás/Feiticeira.
Nesta época as igrejas ocidentais/cristãs perderam muitos adeptos,essas igrejas começaram a esvaziar/vazias 

A população Kongo estava ao favor do movimento de mama Vita Kimpa,o povo comprendeu que foi enganado queria recuperar os seus valores perdidos.
No dia 02 de julho de 1706, o católico padre pai Bermardo Da Gallo e Lorenzo Da Luca furiosos com essa ação de mama Vita Kimpa, lhe acusaram nas autoridades portuguesa e foi queimada viva.
Mama Kimpa Vita deu luzes para restauração dos cultos tradicionais Kongo,com o profeta Mfumu Kimbangu.
Os cultos ancestrais de NZILA KONGO  são:
- B.D.K (Bundu dia Kongo)
- VU.VA.MU 
- MENSAGEIROS
- NGUNZA
- A.C.K.........
Como os colonos dominaram e continuam a dominar as mentes dos Kongo, os lideres atuais das crenças ancestrais que poderiam consciencializar as mentes dos Kongo perdidos, eles entraram no jogo da divisão, esta divisão leva a formação de vários grupos de cultos ancestrais Kongo, esta tornando de igual modo que as religiões cristãs com a multiplicação de igrejas de exploração.
FILHO KONGO ABRE OS OLHOS.
ENQUANTO O AFRICANO CONTINUA A SER MANIPULADO PELA CRENÇA ALHEIA, TRATANDO A DELA DE SATANICA, SEREMOS SEMPRE DOMINADOS PORQUE AS MENTES QUE REPRESENTAM O PENSAR ESTA BLOQUEIADA, SE NÃO LIBERTARMOS O ESPIRITUALISMO, NÃO PODEMOS FALAR DE INDEPENDÊNCIAS,VIVEMOS NA DOMINACÃO.
Comentam ! Espero das vossas reações.

Fontes: inspirações atravez as fontes orais Kongo.
Bõa leitura ! 
Dia 13 De Agosto de 2016
O Pensador/Muntu: Tuzolana Cia                                                          Facebook: Grupo Kongo

4 commentaires:

  1. Com ou sem Cristianismo, com ou sem padres, com ou sem pastores é uma realidade que é a gangrena social africana, onde 90% dos códigos civis possuem códigos que a combatem. Um africano desde o berço compreende a realidade mágica no qual ele nasce e respira. Toda a Africa, é imersa em práticas de feitiçaria. Desde os tempos imemoriais.
    Essa certamente não é a leitura ancestral da realidade espiritual africana. É uma fantasia que qualquer leitura em qualquer jornal africano da atualidade desmentiria com facilidade. Festivais como o de Benim acontecem na africa subsaariana milhares de anos antes de qualquer missionário cristão pisar em suas terras. Não é o povo africano que está sendo manipulado por crenças alheias. Nem de longe. Está sendo manipulado por uma herança que é a razão da escravidão em todo o continente africano. Uma torpe herança, dolorosa, presente, imanente, onde poderes são manipulados para o mal alheio, junto com a liberdade pelo serviço e culto a péssimos senhorios. Se quiserem falar que a nação africana é uma nação de guerreiros, musicos, dançarinos e poetas, com uma imponderável vocação às coisas divinas, tendo recebido dos céus como uma dádiva a dança, a alegria, a fortaleza e a coragem, a resistencia e a força, e uma sensibilidade espiritual impar, profunda, não tenho o que discordar. Compreendo a vocação espiritual do povo africano, mas DESCONSIDERAR aquilo que destrói a AFRICA, desconsiderar a presença, o poder, crenças amaldiçoadas que fazem parte de uma identidade religiosa da antiguidade, maligna, dolorosamente perversa, é brincar de inocência cultural. É desconsiderar a egiptologia, a influencia da mesopotamia, da suméria, da india, e de um mundo de religiões e de mágica torpe, que impactaram aos gregos, romanos e europeus. Compreenda que CRISTO não é um mentiroso e nem farsante e que a existencia de poderes malignos não é um conto de fadas. Mas, ainda que não creia no caráter de Cristo e nem reconheça a autoridade espiritual das igrejas, qualquer que sejam elas, ainda que desconsidere o sacerdócio de um cristianismo muitas vezes nominal, longe do que deveria ser, entenda como filho da Africa, não minta para si mesmo. Não desconsidere as trevas, não brinque com elas, não as chame de "meu amor" não diga que a escuridão é luz e que o sol é podridão. Se o fizer torna-se tão cumprice delas como dos feitiços que nega veementemente. Reconheço que na antiguidade deveriam haver profetas e homens de Deus em Kongo. Reconheço que agora enquanto escrevo há pessoas que praticam uma religião pura em seus corações. Mas nunca houve um tempo em que não existissem feiticeiros. Nem Em Kongo, e nem em lugar algum.

    RépondreSupprimer
    Réponses
    1. Senhor Cantares de Salomão, respeiro as tuas analises,mas unica coisa posso te aconselhar tenta ler de novo essa publicação ou procura a ler a historia africana,conhecer a sua cultura, tendo fontes génuinos sejam orais ou escritas,depois de teres esses conhecimentos ali podemos debater, neste presente momento lendo as suas interpretaçoes do tema não falamos a mesma lingua. So para finalizar vou te dizer o seguinte: O mal existe ou existiu em Africa e no mundo, mais os feiticeiros como vocês proclamam nas vossas igrejas não existe,é simplesmente um produto de marketing " Business " para continuarem a explorarem os vossos adeptos; Fim de citação.

      Supprimer
  2. Cristo até pode não ter sido um "FARSANTE" mas se lermos sua genealogias registradas em Mateus e Lucas bem como as profecias de que "nasceria de uma virgem [quando Isaías fala em almah: donzela]", "seria chamado Emanuel [nunca aconteceu]", "conforme os profetas[quais?], seria chamado nazareno", "do Egipto chamei meu filho [Israel]", vemos uma AUTÊNTICA FARSA. Concluímo que o NT não é SAGRADO. É uma maldição. Por isso o cristianismo é a religião mais dividida em SEITAS, as sociedades cristãs são as fomentadoras da imoralidade, ateísmo, guerras, divisionismo, exploração de crentes, etc.
    Se o capítulo 2 de Mateus é uma FARSA, o que mais não é?
    Leve para longe de Kongo/Katiopia/África a sua FARSA (O salvador da humanidade e o seu Amigo Satanás o Diabo), sr Cantares de Salomão (o Prostituto-Mor) pois já experimentamos e vimos que não passa disso mesmo.
    UMA GOTA DE VENENO É SUFICIENTE PARA ARRUINAR.

    RépondreSupprimer
  3. Senhor Cantares de salomao.Acho que Tata Nzambi a Mpungu nao e burro que criou cada nacao e inspirou lhe certos valores: Eticas, morais, tradicionais etc... Porque e que temos que aceitar o que que nao e nosso? Porque que as outras nacoes nao aceitam os nossos valores? Porque que o dito christianismo nao esta aceito em todos cantos do mundo so tem que ser em Afrika. Nao estamos condenados de seguir qualquer filosofia, politica, religiao ou ceita moral que seja. Agora hoje em dia o christianismo esta a cair fundo e o maometismo esta a se levantar. O que e que vamos dizer ou acreditar? Nos, fomos creados como Afrikanos, estamos a crescer como Afro, vamos Morrer como Afro, As nossas almas vao chegar no mundo do alem como Afro e no fim vamos encontrar o nosos Creador com a mesma identidade de Afro que ELE nos deu desde no inicio dos tempos. Desejo tam ben a mesma coisa para voces. Nunca fomos christaos, Nao somos christaos, nem vamos ser christaos. Somos simplesment Bakongo com as nossas crencas Kongo. Nao veja nada do mal ai e nao sei porque e que o senhor esta a intervir na crenca dos outros. fomos christianizados ou if you want ' somos christianizados' mas nao somos christaos. Nao acho que somos pecador e Tata Nzambi vai nos metter no inferno porque somos Bakongo e nao christaos. Se for assim, todo o resto do mundo ira no inferno as well. Voce sabe o que que se passou na guerra dita CROISADE em jerusalem. Christaos, musulmanos, silk turk etc..a se matar em nome de Deus. Cada grupo queria dominar o outro, Porque e que os cristaos nao se deixaram ser dominados por outros. Se defenderam ao a ultima bala. Agora, para nos Afro, nao temos direito de nos defendermos do christianismo que invadiu as nossas terras. Eu sou N'kongo e aceito que o meu bisavo, o meu Rei, O meu Pai Nzinga Nkuwu ERROU e hoje em dia we as spring off Ntinu a Kongo, estamos a pagar muito mala factura do nosso ancestro. O Cidadao Grupo Kongo nao mentiu nada no sujeito dele. Vamos aceitar que o christianismo e estrangeiro nas nossas terras. Os quem aceitam esta religiao, e por ignorancia digo para a nova geracao. E com arma, catanadas e chicotes digo para os nossos antepassados.
    Para o Irmao Honorio Salakiaku, vou dizer o seguinte. Nao vale a peina dar exemplos lendo Mateus ou Lucas, isto aqui e valorizar os escritos dos esquisitos. Vale a pena utilizar os proverbio Bakongo. Mas a verdade e que Nos Bakongo vamos respeitar conceitos seja politico ou religioso dos outros. Como se diz A TOUT SEINGEUR, TOUT HONNEUR. Nao somos ontra o christianismo, mas sim contra a ocupacao que fez aos nossos valores, insultando-os, tratando-os de negativos etc... Nao ha nenhuma parte no livro dos judeus dito (antigo testemunho) anunciando o salvador do mundo a vir. O livro se refere de um restaurador de reino de juda uqe vai vir tirar lhes tirar da tirania ou dominacao dos romanos. E este sera oum king que vira da lineagem do Rei David. Para restaurar o Kingdom deles. Na verdade se o Mestre Jesus sai mesmo na verdade na lineagem do King Davis, entao veio para Heubreus ou Judeus ou Israel como Ele disse Ele mesmo que veio para ovelhas perdido da casa do Israel. NOS SOMOS BAKONGO.

    RépondreSupprimer