vendredi 24 octobre 2014

A MAIOR INFLUÊNCIA DO POVO BAKONGO.


 A partilha de costume e tradições geram claramente um auto desenvolvimento de culturas e povos, mas também, é um meio de preguiça de não desenvolvermos sem meios e métodos próprios quando bem poderíamos não alienar se plenamente a identidades aleias, mas, antes imitar e desenvolver a cultura de um povo segunda a nossa perceptiva e nossa identidade cultural, podes crê.
É deprimidamente desagradável a alienação deste povo a costume e tradições dos Congolenses. Pois, é a mais fácil ver bakongos a falar a língua de outrem, referidamente o #Lingala, do que o seu majestoso #kikongo. É mais fácil denotar em casas de bakongo discos de teatros e músicas gospel em língua #Lingala, do que, músicas e interpretes ilustres músicos angolanos.

Por exemplo, a um costume que tanto me dá raiva quando vejo, isso começou nas épocas de 1995 mais ou menos até 2008, mas até agora é praticado, era o habito de claria a pele por meio de produtos, e cremes com o composto de Hidrokinone, com o desejo de simplesmente tornarem se mais claros e achavam que os tornava mais bonitos e desejados. Isso massificou, quando saiu a musica do #Pepe_Kalé apoiar este ato, que o refrão dizia o seguinte traduzido em portugués: “”Quem não é claro ou Lanton, não festejará o natal”” oyo a teli té, a ko lia bonané té. hahahahaha grandas idiotas.

Os nossos irmãos do Kinshasa, eles atuam e infiltram-se mais, principalmente em áreas de comercio em #Angola, para influenciar o anfitrião (Povo angolano). Eles veem por comercio para o seus sustento, e seria eles a esforçarem se em aprender as nossas lingua para melhor intercambio de comercio, mas, em vez disso, somos(Bakongos) nós com uma fraca identidade cultural, estamos lá a esforçar nós, para comprarmos os seus pertencentes comercias.

Os Congolesses influenciaram os bakongos também em ter um desejo imenso em ir na Europa ou então #POTÓ pois só assim se consideram viver realmente, e tbém a querer ser #sapper. Hahaha.

A quem diga que os Bakongo são 30 a 40% Congolesses.
Os angolanos bakongos do #Zaire e do #Uige principalmente do #Monzombodeixam se facilmente influenciados pelos costumes e tradições do povo Kinshasa. No meu ponto de vista perdem a integridade cultural angolense.

E até agora, os bakongos ficaram com uma enorme dificuldade etnolinguística em expressar a nossa língua oficial o português, e ganharam o mesmo aspecto físicos dos ditos Langas. E também fez com que um policial da fronteira tenha uma enorme dificuldade de identificar um #Langae um #Angolano, através dos traços, sócio-culturais do Povo Bakongo pelo Povo Congolense.

Isso não quer dizer que a influencia do povo Congolenses kinshasa pelo povo bakongo e não só, não obteve se valores e bons costumes. Eu Digo sempre, o angolano vestiu se, muito de traje de tecidos africanos, muito tem haver também com a influencia dos alfaiantes Congolenses em fazer os peças de roupas africanas. E também o Congolense incentivou o angolano ao comércio diversificado, a vestir, inspirou nos na música e muito mais.

Mas, os angolanos influenciam se mais na cultura Congolense, do que os Congolenses influenciarem se em cenas angolanas.


Esse contexto aqui relato é denotado e aplicado mais em areias como meu Kikolo, Panguila, Petragol, Massolo, Embondeiro, Sr Mado, Mama Ana, Malueka, Palanca e mais ou menos Martes, em Luanda. E Uige e Zaire em Angola.
Num talking com o Tio Clemente.
Texto de #Makubungu….


Por : Edivaldo Fernandes Makubungu                                        Facebook Grupo Kongo

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire