dimanche 30 décembre 2012

ILHA DE LUANDA O PARAISO DOS N’TOTELAS DO KONGO



ILHA DE LUANDA O PARAISO DOS REIS DO KONGO

A Ilha do Cabo, geralmente conhecida por Ilha de Luanda, é um cordão litoral, em Angola, composto por uma estreita língua de terra com 7 km de comprimento que, separando a cidade de Luanda do Oceano Atlântico, cria a Baía de Luanda.

A Ilha de Luanda, ou simplesmente A Ilha como a chamam os habitantes de Luanda, encontra-se ligada à cidade por um pequeno istmo no sopé da Fortaleza de São Miguel. É por excelência o local de divertimento e lazer dos luandenses, podendo aqui encontrar-se uma grande variedade de equipamentos turísticos, dos bares aos restaurantes junto ao mar e das discotecas aos hotéis, sem esquecer os mercados de rua, as inevitáveis praias e a marina.

Na ilha está localizada a Igreja da Nossa Senhora do Cabo,uma das mais antiga de Angola, fundada em 1575 pelos quarenta portugueses que viviam na ilha antes da mudança da cidade de Luanda para o continente, feita por Paulo Dias de Novais.
A Ilha de Luanda, faz parte do município da Ingombota, província de Luanda, e tem três comunas Ingombota, Kinanga e Ilha do Cabo.( com a nossa divisao administrativa ingombotas deixou de ser municipio e esta enquadrada no municipio de luanda)
É formada por uma faixa arenosa baixa formada pela sedimentação de areias com distritos orgânicos de origem vegetal e animal.
Teve enorme importante na recolha do Zimbo ,as conchas que eram moeda de troca do rei do Kongo antes da chegada dos Portugueses.
KIANDA 
É um espírito muito venerado e que implica ritos mais constantes.Kianda, a sua tradução no vocabulário português significa Sereia. São caracterizadas como tendo: Cabelos longos e lisos, gente da cintura para cima e peixe do ventre para baixo.
As calemas têm importância decisiva na pesca e no aplacar das tempestades. Se há falta de peixes ou o mar está agitado, isto é sinal de que a Kianda estão descontente com os pescadores, quando assim acontece tem que se realizar um cerimónia, que reúne toda a comunidade da Ilha.
Normalmente tem se realizado no mês de Novembro as populares festas da Ilha onde são lançados ao mar as melhores iguarias esta: bebidas finas, vinho do Porto, Whisky, cerveja, comidas, etc. De formas acalmar as calema.
Por : New King 
                                                      




Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire