samedi 1 décembre 2012

ARVORE SECULAR: YALA NKUWU

Árvore secular

Yala Nkwu é conhecida como a árvore secular de Mbanza kongo. Segundo reza a tradição, a sua existência é anterior à chegada dos portugueses. A coloração da sua seiva é avermelhada. A população confundia a seiva com sangue.

Aproveitando a brisa da sua sombra, o rei do Congo escolheu o local para recepção de visitantes ilustres e descanso nas horas de lazer, até hoje paira ainda o mito de que ninguém pode tocar na Yala Nkwu com objectos cortantes, porque senão, quem golpear a árvore pode morrer ou ter problemas de saúde.
Mas na verdade isto nao é, pois aconteceu em 1991, quando um maluco descidiu for fovo por debaixo da árvore, meses depois viria a falecer o bispo de M'banza kongo D. Afonso Nteca. E por ultimo em 2007 na sequencia de uma limpeza feita a árvore pela administracao municipal e consequentemente a queda de um galho fresco que viria a resultar na queda de uma aeronave da TAAG na qual morreram muita gente entre os quais o administrador de M'banza congo e um padre italiano da diocese de m'banza congo. Coinscidencia ou nao sao coisas de respeitar. pois cada povo tem a sua cultura.


Por: Pedro Jose

                                                                                             Facebook: Grupo Kongo

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire