Honra e gloria aos nossos ancestrais tombados na defesa do homem africano.
Em 1482,Diogo-Cão descobriu a terra do reino do Kongo, onde encontrou o reino já estava bem organizado no ponto de vista politica,economica, social e espiritual.
Nesse primeiro encontro com rei NZINGA NKUWU,estabeleceu-se relações com o rei de Portugal D. JOÃO II, essa relação causou o envio de primeiros missionarios na terra Kongo,o rei do Kongo foi baptizado em 1491 em Mbanza Kongo capital do reino do Kongo,passou a ser chamado D.JOÃO I, anos depois em 1509 o seu filho MVEMBA NZINGA subiu no trono,baptizado com o nome de rei D. AFONSO I (1509-1540), foi primeiro africano-europeu que tornou amigo dos missionários portugueses , um crente típico,muito fanático da religião colonial,colocou sua fé acima de tudo, acabou destruir o seu reino.
D.JOÃO I Junto com seus amigos Missionários e Portugueses destruíram toda cultura Kongo,decretaram leis interdindo todas praticas da cultura ancestral (crença,rituais,tratamento
Destabilizou-se o reino do Kongo,a colonização,a dominação e comercio de escravos instalou-se ao beneficio dos missionarios e colonizadores, esse comercio despovoou completamente o reino do Kongo.
No reinado do rei MPANGU-A-NIMI LUKENI LUA MVEMBA, baptizado por ÁLVARO I (1568-1574),havia um homem nobre, fazia parte da aristocracia chamado BULA MATADI,vendo o perigo que corria o seu povo, não aceitou a dominação e a escravatura no seu reino.
BULA MATADI organizou a revolta de 1570,foi a primeira(1) da historia a nível do reino do Kongo e de Angola.
Essa revolta liderada pelo carismático BULA MATADI, aristocrata, fez uma guerra de resistência para que não fossem explorados e dominados pelos portugueses,foi um movimento popular contra a presença dos portugueses e contra os aristocratas, seus aliados.
Segundo as fontes orais: BULA MATADI=NVULA MATADI nome que lhe foi dado neste aristocrata que iniciou a primeira revolta contra os colonizadores portugueses porque nessa revolta os natos não tinham outras armas para combater o inimigo,usavam pedras e essas pedras caiam tipo chuva ao lado dos inimigos, o lider e o movimento foi denominado "NVULA MATADI/CHUVA DE PEDRAS" que os portugueses interpretaram de BULA MATADI.
BULA MATADI, mobilizou toda a comunidade para expulsar os portugueses do reino do Kongo, com a perspectiva de acabar com as intrigas que enfraqueciam o reino,assim acabar com a colonizacão.
O rei ÁLVARO I do Kongo manipulado foi contra essa batalha,os portugueses interviram militarmente, depois de muitas batalhas BULA MATADI foi morto no último combate.
Comenta e argumenta se tens mais imformações a cerca desssa grande figura ancestral BULA MATADI.
Bõa leitura
O Pensador/Muntu: Tuzolana Cia Facebook:Grupo Kongo
I Lik
RépondreSupprimerOnde está localizada esta estátua?
RépondreSupprimerDiogo cão não descobriu nada!!como é que se descobre alguma coisa que já existe e já tinha povos organizados!!! Diogo cão chegou em Mbanza Nkongo!!!...
RépondreSupprimerBula Matadi foi angolano o congolês?
RépondreSupprimerBula Matadi foi um grande maluco como todos governantes dessa terra
RépondreSupprimer