lundi 19 octobre 2015

O PATRIOTISMO,O AMOR E A AUTONOMIA DE UM POVO


A autonomia e a diversidade faz a união harmoniosa dos povos.
ZEYE LUVILA LWAKU?...WU KONGO ETUKU DIAKU ?
QUAL Ë A SUA TRIBO ? OU QUAL O TEU CLÄS ?
KONGO Ë A TERRA DE TODOS FILHOS BAKONGO VINDO DOS 3 ANCESTRAIS NE NSAKU, NE NZINGA E NE MPANZU, ESSES TRËS VINDO DE UM ANCESTRAL.

O QUINTAL KONGO KATIOPA Ë UMA UNIDADE NA DIVERSIDADE E AUTONOMIA DA DIVERSIDADE HISTORICAMENTE TODA ANGOLA Ë KONGO,ELA Ë INDIVISIVEL.


A ORGANIZACÃO TRIPARTITE DA SOCIEDADE
A sociedade Kôngo parece compor-se de três linhagens que irão ser base para a divisão política e territorial de cada província. São eles Nsaku, Mpânzu e Ñzînga
.
a) ÑZÎNGA: outras apelações da linhagem Ñzînga : Kilukeni, Kalûnga,
Kibwênde, Kimbâmba, Kinânga, Kingôyo, Kinkânga, Kinkênge, Kiñzînga,
Kikyângala, Kyânza, Mafuta, Makôngo, Madûngu, Manyânga, Mayâmba,
Mahînga, Mbânda, Mbângala, Mbênza, Mbînda, Mpângala, Nkûnga, Yânga, etc.

b) NSAKU : as outras designações da linhagem de Nsaku : Kinsaku, Kikâmba,
Kinkala, Kinsêmbo, Kiaka, Kiyidi (Kividi), Kwîmba, Lêmba, Lêmbe, Lukuti,
Makaba, Mandyangu, Mankunku, Masaki, Kyowa, Mfumvu, Mpêmba,
M’vêmba, M’vîmba, M’vika, Matsânga, Musênge, Mwêla, Ndîngi, Ngîmbi,
Nimi, Nkuwu, Ñlaza, Nsânga, Nsêmbo, Nsôngi, Nsûngu, Ntûmba, Nyati, Vit’a
Nimi, Vûnda, Vuzi, etc.

c) MPÂNZU : as outras denominações das linhagens de Mpânzu : Busâmba,
Kimbâmbi, Kimbêmbe, Kilwângu, Kinkosi, Kinkûmba, Kilômbo, Mawûngu
(Mavûngu), Mangungu, Mbawuka, Mbîmbi, Mbom’a Ndôngo, Mbuma,
Mfulama, Mfuti, Mfutila, Mpânda, Mpânga, Mpudi, Mpângu, Mpakasa,
Mwângu, Mwânza, Ndâmba, Ngola (Ngolo), Ngoma, Ngômbe, Ndôngo,
Ñkênzi’a Ñzînga, Nsûndi, Ntâmbu, etc.
UM ESTRANGEIRO Ë DIFICIL DE TENTAR ENGANAR SE INTRODUZINDO NESSES CLÄS E TRIBOS PORQUE OS HOMENS SE CONHECEM APARTIR DOS SEUS ANCESTRAIS.

OS TERMOS NACIONALISMO,TRIBALISMO,REGIONALISMO ASSIM QUE O RACISMO TODOS TERMOS SÃO CONFUNDIDOS UNS AOS OUTROS PARA CRIAR A INCOMPRËENSÃO  E DIVISÃO NO MEIO DOS POVOS.
O NACIONALISMO é o facto de preservar o bem estar do seu povo,nada ver com o racismo nem o tribalismo,isto é: O NACIONALISMO é o amor profundo ao proximo,primeiro esse que vive na tua casa,isto é na tua terra,depois o vizinho, no fim veio o resto do mundo.

O RACISMO é o odio ao seu proximo,ao vizinho e ao resto do mundo, justificado pelas diferenças humanas, muitas vezes das diferenças das cores da pele dos Homens,tratando situaçoes com intolerência,as vezes com violência.Esse comportamento deve ser combatido.
OS MEUS DIREITOS:

MUNZA YATUADI MUNTU YO MUNTU YE NSI ANDI (Num mundo da globalizacao cada um tem o seu pais,cada um tem a sua cultura).
MU NSI YA NTUADI, MUNTU YO MUNTU YE VATA DIANDI.( Um so povo/uma so naçao mas cada um tem a sua provincia)
MU VATA DIA NTUADI, MUNTU YO MUNTU YE BELO KIANDI ( Uma so provincia,cada um tem a sua aldeia)
MU BELO KIA NTUADI, MUNTU YO MUNTU YE NZO ANDI ( Uma so aldeia cada um tem a sua casa)
NA MINHA CASA MANDO EU, PORQUE ME PERTENCE E NA TUA CASA MANDAS-TU.
TU NÃO TENS DIREITOS DE DICTAR QUALQUER TIPOS DE REGRAS NEM NORMAS NA MINHA CASA.
EU MANDO E DETERMINO NA MINHA CASA, SOU LIBRE DE FAZER O QUE EU ENTENDER  NO RESPEITO DAS NORMAS E REGRAS DA HUMANIDADE. 
OS MEUS DEVERES:

COMO EU MANDO E DETERMINO NA MINHA CASA, ENTAO DEVO ORGANIZAR,ESTABELECENDO REGRAS E NORMAS.
DEVO ORGANIZAR  BEM A MINHA CASA COM : UMA BÕA EDCACÃO,UMA BÕA SAUDE, UMA BÕA ALIMENTACÃO E UMA BÕA GERENCIA, PORQUE NESTA CASA ONDE RESIDE O MEU RESPEITO E O MEU VALOR SENDO HOMEM NA SOCIEDADE.

NUNCA VOU DESEJAR DESTRUI-LA,NEM ACEITAR ALGUÉM A LHE DESTRUIR,NEM PARTICIPAR NAS MANIPULAÇÕES DA DESTRUIÇAO DA MINHA PROPRIA CASA.

SOU PRONTO A DEFENDER A MINHA CASA ATÉ A MORTE.



PORQUE ESTA CASA Ë O ESPELHO DA MINHA VIDA.
A minha CASA é o espelho da minha ALDEIA.
A minha ALDEIA é o espelho da minha COMUNA.
A minha COMUNA é o espelho do meu MUNICIPIO.
O meu MUNICIPIO é o espelho da minha PROVINCIA.
A minha PROVINCIA é o espelho do meu PAIS.
O meu PAIS é o espelho do meu continente AFRICANO.
A AFRICA Ë O MEU ESPELHO NO MUNDO

COMO GOSTO DIRIGIR BEM A MINHA CASA Ë DA MESMA FORMA QUE DEVO DIRIGIR BEM A MINHA ALDEIA, A MINHA COMUNA, O MEU MUNICIPIO, A MINHA PROVINCIA, O MEU PAIS ASSIM QUE A AFRICA.

O MEU PAIS Ë O MEU ORGULHO
ANGOLA Ë O MEU ORGULHO, SENDO ANGOLANO
A autonomia e a diversidade faz a união harmoniosa dos povos.
UM SO DEUS PARA TODOS,MAS CADA POVO COM A SUA CRËNCA;CADA UM COM A SUA CULTURA.
DEVE-SE RESPEITAR AS CULTURAS ALHEIAS.
Os reinos Africanos eram constituidos com esses principios,mas os ocidentais vieram misturar tudo para dividir os povos para manterem a sua dominaçao.

O FACTO DE QUERER MANDAR NAS CASAS DOS OUTROS (O IMPERIALISMO) TRAZ PROBLEMAS GRAVES NO MUNDO : GUERRAS,ODIO,EXPLORACÃO,TERRORISMO,POBREZA,DESORDRE....CRIA-SE UM MUNDO INSEGURO.

DEVEMOS TOMAR CONSCIËNCIA PARA BEM DIRIGIR OS NOSSOS PAIS AFRICANOS.

VIVA A MINHA CASA
VIVA A MINHA COMUNA
VIVA O MEU MUNICIPIO
VIVA A MINHA PROVINCIA
VIVA O MEU PAIS ANGOLA
VIVA AFRICA

Boa leitura
Por: Tuzolana Cia//Mateus Guy Michel
                                                                                                                        Grupo: Kongo

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire