dimanche 19 octobre 2014

O DEUS É UNICO PARA TODO MUNDO


O DEUS É UNICO

DEUS MANDOU ENVIADOS EM CADA RAÇA OU NAÇAO,ELE É JUSTO PARA TODO MUNDO.

DEUS NOS CRIOU COM AS NOSSAS DIFERËNÇAS MAS SOMOS IGUAIS DIANTE DELE.


LUTAMOS CONTRA O RACISMO E TODAS OUTRAS FORMAS DA DISCRIMINAÇÅO

LUTAMOS CONTRA TODA INJUSTIÇA E EXPLORAÇÃO DO HOMEM PELO HOMEM


O que devemos saber um Kongo Katiopa/Africano nunca é rascista na sua tradição.

Desde então na crênça Kongo dos nossos ancestrais,o amor e a hospitalidade foram ensinamentos de base, os nossos antepassados sabiam que o nosso Deus é amor,Tata Nzambi a Mpungu yi zola, então os homens devem mostrar o amor na sua convivência.

Todos Homens são criados por Deus//TATA NZAMBI YANDI WINA MSEMI A MAKANDA YE ZI NDINGA,nos fez com as nossas diferenças: raças, linguas, cultura, religião, etnias,continentes. 

Todos Homens tem sangue que correm nas suas veias, respiramos o mesmo ar, consumimos àgua e precisamos de alimentos para viver, indepentemente das nossas diferenças,Tata Nzambi a Mpungu Tulendo/Né Kongo Kalunga yandi wina nsemi a babo ye biabionsono.

Deus deu a cada povo uma terra,também enviou profetas para orientar a populaçao em cada raça; Dai onde nasceu diferentes crênças: O Cristianismo com os romanos na vinda do mestre Jesus;O Islamico com os arabes na vinda do Mohamed; O boudismo nos asiaticos e indios, com a vinda de Bouda; O bukongo com os Africanos/Aflika Katiopa, na vinda de varios profetas... que sucederam até Mfumu Kimbangu e outras crênças que nao mencionei.Mas não devemos esquecer esta palavra: A BOA ARVORE SE DISTINGUE PELOS SEUS BONS FRUTOS.

Só existe um Deus para todas raças,o Deus omnipotente criador do céu,da terra e de tudo quanto existe, esse Deus do universo tem diferentes apelidos no mundo:Tata Nzambi a mpungu,Né Kongo Kalunga,Nzakumba,Deus Jovah, Yhave, Allah......

Kongo recebeu os europeus com maos abertos em 1482,Diogo Cão recebeu a hospitalidade kongo, foi bem recebido, no seu regresso para portugal levou com ele ofertas do Rei sua Majestade NZINGA NKUVU.

Na hospitalidade Kongo quando um estrangeiro chega, nao lhe deixam morrer de fome,nao lhe deixam dormir fora. até hoje se um branco aparecer nas nossas aldeias é bem recebido com toda honra e respeito, entao confirma se que Kongo nao é racista nem seremos racistas porque conhecemos o valor do ser humano.


Mas os europeus aproveitaram da hospitalidade Kongo para nos dominar, nos colonizar e nos escravizar,foi a resposta do ocidente ou europeus pela nossa boa hospitalidade.O Diogo Cao de regresso de novo para Kongo traz com ele missionarios que vieram com objectivos bem determinados:Dominaçao espiritual" lavagem celebral", acabar com os nossos valores culturais,começando na mudança dos nossos nomes e acabar com a nossa espiritualidade Kongo.... Os missionarios cumpriram essa missão com êxito,dai nasceu todas formas da discriminaçao que sofreu o povo Kongo Katiopa durante V seculo.



A boa arvore se distingue pelos seus bons frutos, mas o Homem bom pelos seus habitos. Antes da chegada dos europeus na terra Kongo, Kongo vivia numa clareza divina, desde que os Europeus chegaram apareceu muitas doenças, mortes sem razoes,odio entre povos,divisão de tribos, roubo (Antes as casas na terra kongo nao tinham cadeados prq nao havia roubo), inveja e falso amor, e tantos outros comportamentos inapropriaveis entraram na nossa terra Kongo.





RECAPITULACÃO DA HOSPITALIDADE KONGO:
A hospitalidade nas nossas aldeias continua quando um estrangeiro chega, nao lhe deixam morrer de fome,nao lhe deixam dormir fora.

As boas maneiras como: se cumprimentando e se visitando uns aos outros é prova de um verdadeiro amor entre os homens

Nas nossas aldeias quando os caçadores matam animais ou pesca,tudo é dividido para toda populaçao,ate se a quantidade for maior as aldeias visinhas tambem beneficiam dessa distribuiçao.

Em muitas aldeias o jantar é feito em conjunto,as pessoas trazem comida em cada casa juntam tudo e comem todos em conjunto, ninguem fetiça o outro nem tratado de fetiçeiro.

No caso de doença ou parto de uma mulher a populaçao de aldeia se juntam vao lavrar no campo na lavra do doente ou dessa mulher,os jovens vao cartar agua,outros ajuda os trabalhos domesticos tudo sem contra-partida.

Os filhos se ocupam dos seus pais, quando antingir uma idade mais avançada (idosos),caso nao tiver filhos as familias mais proxima se ocupam,caso contràrio o resto da populaçao dao a sua ajuda.

AGORA DENUNCIAR ESSES ACTOS MALIGNOS DA INJUSTICA E DA DISCRIMINAÇÃO QUE DESTRUIU O NOSSO MODO DE VIDA (CULTURA) DESDE A CHEGADA DOS EUROPEUS NA TERRA KONGO NEM TÃO POUCO REFLITA DO RACISMO NA PARTE DO POVO KONGO, MAS UMA REVOLUCÃO HISTORICA PARA VALORIZAR A CRÊNÇA ANCESTRAL, OS NOSSOS HABITOS E CUSTUMES KONGO KATIOPA.


TODO HOMEM NESTE MUNDO GOSTA VIVER NA PAZ,NA TRANQUILIDADE E NO BEM ESTAR.

AMEMO-NOS UNS AOS OUTROS E CONSTRUIMOS UM MUNDO MELHOR

Por:Tuzolana Cia                                           Facebook :Grupo Kongo

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire