mercredi 6 mars 2013

QUEM É ANGOLANO ?/QUEM É ZAIRENSE ?/ ONDE SURGE O NOME LANGA EM ANGOLA ?



Meus caros e estimados irmãos, queria esclarecer um assunto que 38 anos depois da independência de Angola,o cidadão angolano continua a viver com essas palavras na boca: Zairense//Langa.

No principio, 1976 essas palavras zairense ou langa eram dirigidas aos retornados vindo da RDC (Ex-Zaire) que  só falavam o lingala, esses cidadãos eram acolhidos nos centros dos assuntos sociais; pouco a pouco essa discriminação começou a ganhar dimensão étnica e regional, hoje todo Bakongo (basta so falar kikongo,basta só ter um nome de kikongo,basta só vestir panos kongo), és tratado de Langa,até muitos já evitam falar o kikongo e dar aos seus filhos nomes de kikongo para lhes protegerem no futuro, o bakongo tornou automaticamente zairense/langa,mesmo  aos  que não eram retornados;Todos Langas/ Malanga ye malanga.

Nas instituições do estado ( Administração) em Angola e nas embaixadas de Angola no exterior esse comportamento é notavél.

Então pensei falar desse assunto neste artigo para dar a minha contribuição na consolidação da unidade Nacional e numa mudança de mentalidade da nova geração.


Agora pergunto: 
Quem Angolano?; Quem Zairense?; Quem Retornado?; Quem langa? e Quem chungu? 

Porque o Retornado (Regressado) vindo de Portugal,Zâmbiai,Namíbia.. é considerado de angolano automaticamente sem qualquer preconceitos ? 

Porque o retornado (regressado) vindo de RDC(ex-zaire) é tratado de Zairense em Angola? 
Enquanto que na RDC(ex-zaire) é tratado de Muzombo( Angolano); Porque os retornados das províncias do norte: Uige,Zaire e Cabinda só esses regressados que são tratados de zairenses.

Porque os retornados vinda da Rdc nas províncias de Malange,as Lundas e Moxico não são tratados da mesma maneira ? 
Neste caso o kimbundo ,tchokué, umbundo favorece a integração na sociedade angolana,impossivél de excluir o kikongo.
As linguas kikongo,kimbundo, tchokué,ngangela, umbundu...  são identidades e patrimônios deixados pelos nossos ancestrais em Angola. 

Sera que essa discriminação surgiu pela lutas do poder?

Fiz analises e certas buscas para comprender bem esse assunto,a
fim de responder essas perguntas, em primeiro lugar queria definir as duas identidades segundo as leis de naturalidades dos ambos paises: A RDC(ex-zaire) E ANGOLA.

Povo Angolano
O Angolano: é todo aquele que tem a nacionalidade angolana;Nascido em Angola ou fora de Angola,de pais angolanos ou seja um dos parente angolano;Também é angolano aquele que solicitou a nacionalidade angolana,segundo os criterios estabelecido pela Republica de Angola.

O Zairense: é todo aquele que tem a nacionalidade zairense;Nascido no território de RDC(ex-zaire) ou fora,do pais congolês ou seja um dos parente é congolês;Também é congolês  aquele que solicitou a nacionalidade,segundo os criterios estabelecido pela Republica Democrática do Congo.

Um retornado: é aquele que deixou a sua nação por razões diversas,regressa a sua terra,junto da sua família,mulheres e filhos as vezes nascido no estrangeiro!Em Angola o retornado ou regressado, não é só aquele que veio de RDC(ex-zaire),mas que sim todos aqueles que viveram fora e regressaram em Angola,muitos vieram de Zambia,Namibia,Tunisia,Portugal etc..




Um langa: Palavra que não tem sentido,uma zombaria, não existe um pais no mundo chamado Langa; Criar uma nacionalidade Langa é absurdo.
A palavra langa vêm de um grupo musical congolaise chamado Zaiko langa langa de um musico de origem angolano " Nioka Longo", que nos anos 80 veio realizar um grande concerto em luanda/Angola, foi pela primeira vez que a maioria de angolanos descubriram o nome de Langa.


Um Sungura/Chungo: Também é uma palavra que não tem sentido,uma zombaria absurda, não existe um pais no mundo chamado  Sungu, isto é a denominação que os retornados atribuíram a todos angolanos que não fugiram noutros países durante a época da luta de libertação nacional,não sei explicar exatamente o significado dessa palavra,só sei que em 1975 ano da independência de Angola, a musica que reinava era shungura, dai veio esse nome.

NASCE RIVALIDADE NO SEIO DO POVO ANGOLANO
Em 1975, muitos angolanos refugiados no congo RDC(ex-zaire) regressaram em Angola dai nasce a sua denominação de Zairense por manipulação politica para repudiar a presença da FNLA,também nao esqueço de sinalar certos comportamentos que não correspondiam com a realidade angolana que essa parte da população trouxe do ex-zaire,exemplo: A burla,a corrupção.....Mas outros refugiados angolanos vieram do Congo Frances,Zambia,Tunisia,Portugal... esses foram privilejados nem eram chamados de retornados,automaticamente foram integrados no seio da sociedade Angolana, ao mesmo tempo muitos  portugueses  regressaram em Portugal, vindo de Angola por causa da independência do nosso pais, também os portugueses retornados vieram de muitos países do norte da Europa devido a caída do regime do salazar, esses portugueses eram bem recebidos em Portugal e integrado na sociedade portuguesa sem qualquer discriminação. 

Novamente pergunto, porque os retornados vindo do Ex-Zaire foram tratados de Zairense? Hoje já são Langas.

Tristeza e absurdo meus irmãos, triste ver angolanos a serem maltratados na sua propria terra.
Povos do mesmo pais a se insultarem ZAIRENSES/CHUNGUS, enquanto temos como lema "DE CABINDA AO CUNENE UM SÓ POVO E UMA SÓ NACÃO"

Os motivos  são validos que levaram esse povo refugiados nos dois Congo.
A luta de libertação nacional contra os colonialistas portugueses que no dia 4 de Fevereiro 1961 com a revolta dos prisoneiros em Luanda (MIPLA/UPA) e no dia 15 Março de 1961 a UPA começou com a luta armada para libertação de Angola,que em 1975, deu como resultado a independência da nação Angolana.



1961/Luta de libertação nacional.



Refugiados angolanos em direção ao congo belga,Congo Brazzaville,Zambia,Namibia,Portugal e outros países no mundo.
A palavra mais dura foi " Zairenses comem pessoas ",muitos Angolanos acreditaram nessa afirmação da propaganda politica na parte dos movimentos de libertação(MPLA). https://www.youtube.com/watch?v=pHR41B4AYIM
Os nossos lideres Antonio Agostinho Neto,Holden Roberto e Jonas Malheiro Savimbi, todos eles lá no Congo RDC(ex-zaire) passaram porque não foram comidos??? 
Nunca vimos um Zairense a comer  carne  humana, foi uma pura mentira,hoje as famílias em ambos países já se casam, nunca ouvimos uma queixa que a dona X ou Y que casou no Congo RDC(ex-zaire) foi comido,nem os seus filhos; Isto foi simplesmente uma propaganda para descreditar o adversario (FNLA).
Na politica todas armas são bons para vencer o adversario, a propaganda é uma arma de difusão massiva que toca as mentes da população para ganhar o teu inimigo.

Tenho uma pequena historia a contar a cerca desse assunto:
Conheci uma velha, as suas netas lhe faziam chorar por esta palavra LANGA, quando as netas lhe diziam NGE NKAKA WU LANGA (avo és langa)ahaha, ela respondia OMONO KI LANGA KO (eu não sou langa) YANDI LANGA DIDIO NTANGU ZAU KULU, e mono mu Luanda yi zingilanga ku nkatu nkoko wuna ye malanga, YENO MONO KAKA YI LANGA,LANGA, ela chorava, mesmo as mais idosas recusam esse apelido! Então essas denominações que não unem um povo, devem ser proibidas,para uma unidade nacional.

A denominação Langa é absurda ,o teu irmão angolano não é um langa, nunca pode ser atribuído o nome de langa a um angolano,um bakongo não é langa,terem nomes de kikongo não significa langa e o kikongo é uma das linguás da Republica de Angola,também exorto a todos bakongos de pôr o kikongo em primeiro lugar,essa lingua esta a correr risco devido a influência de lingala nas regiões bakongo.
Esses insultos langas,chungus não tem sentido,sao palavras vazias ( conjunto vazio) utilizado pelos ignorântes, pessoas de baixo nivel para zombar do seu proprio irmão sem saber.

Muitos angolanos se sentem rejeitados e ofendidos na sua propria patria,por fanatismo,ignorância de muitos que devido os conflitos armados FNLA,MPLA E A UNITA irmãos da mesma casa Angola, nasce as lutas do poder,houve muita manipulação,muita propaganda foi usada para descreditar o outro, como também na parte da FNLA usavam a palavra NGUIZAKO a todos que trabalhavam na administração portuguesa e eram tratados de colaboradores do salazar,considerados para este movimento de inimigos da libertação de Angola.Quando ao UNITA manipulava a população como que no norte de Angola os sulanos eram maltratados/ Essas manipulações continuam a contaminar as mais recentes gerações.

Enquanto que todos somos Angolanos de Cabinda ao Cunene, Angola é a nossa terra, terra deixada pelos nossos antepassados.
Temos que ama-la,só existe uma identidade ou nacionalidade Angolana! 
A falta de amor traz ódio e separação, quando nos perdemos o amor já não existimos como uma nação,o divisionismo,o tribalismo e o regionalismo toma lugar e tornamos fracos,capaz de ser manipulados pelos estrangeiros(ocidentais),depois nascem os conflitos (guerras) que trazem miserias no seio da população,os beneficiantes são esses ocidentais que aparecem como amigos enquanto que são os verdadeiros inimigos/a presença deles tem um objectivo os seus interesses économicos.

Meus irmãos, devemos favorecer o amor fraternal,amar o seu irmão,a sua irmâ partir do primeiro Angolano até ao ultimo Angolano. 
Devemos saber se respeitar,somos todos Angolanos,a palavra "DE CABINDA AO CUNENE UM SÓ POVO E UMA SÓ NACÃO" deve ser metida na pratica,assim é que vamos construir uma nacão forte,onde cada um de nos tem o seu lugar

                                           ANGOLA/PATRIA QUERIDA

Também não podemos esquecer que depois da independência muitas províncias de Angola os nomes foram modificados o distrito do Kongo,principalmente são salvador do Kongo mudou por província do Zaire os seus habitantes da provincia do Zaíre logicamente são zairenses,mas Historicamente não somos Zairenses,devemos saber de onde veio essa denominação da nossa província com nome do Zaire,Porque deram esse nome? Quem Deu? Quais são as circunstancias que levou este nome no ponto de vista politica?

Tendo em conta esses aspeitos que evoquei,,recusamos ser chamados de Zairenses.

Não somos Zairenses,SOMOS BESIKONGO OU NKONGO, portuguenizando sou Nkongolês na Historia/Kongolês com K de Nkosi e Ngo de leão...

A palavra ZAIRE não nos identifica nesta província,foi simplesmente um erro da pronuncia da palavra Nzadi= rio,pela parte dos colonizadores portugueses ao chegar na nossa terra. 

Quando se trata de zairenses no mundo, as pessoas olham para o congo Rdc porque politicamente o ex- presidente Mobutu usou esse nome como Pais e,como Moeda desse pais., 

Esse nome veio da má fé e interpretação colonial.que depois foi imposto para manipular o povo Angolano nos conflitos que reinaram para obtenção da independência  de angola,entre os três partidos políticos angolanos.

Os bakongo eram chamados de NKongo, a nossa língua é Kikongo. essa é a nossa verdadeira identidade regional que levamos com orgulho em todos cantos do mundo.

Também  sei bem que, O Moçamedes virou Namibe,a sua população é chamado Namibenses e não é Namibianos como pais, os de Luanda são Luandenses, os de Benguela são Benguelenses,Malange são malajinos. 

Mas a manipulação politica nesse nome " Zairenses comem pessoas" e a historia colonial (Nzadi em Zaire), nos levam a recusarmos esta denominação Zairenses.

Regressado(retornado)= Angolano,Chungu=Angolano; Zaiko= Zairense; Langa langa= Lingala; Langa= Zairense; Regressado(retornado)# Zairense; Zairense# Angolano;Angolano#langa.

ANGOLA é a terra de todos filhos Angolanos,independentemente da sua raça,etnia,religião e do seu grupo social,todos unidos numa nação de Cabinda ao Cunene.

Boa leitura/Obrigado
aos 07/03/2013 
O Pensador/Muntu: Mateus Guy Michel/Tuzolana Cia               Facebook:Grupo Kongo

3 commentaires:

  1. A lingua Portuguesa esta na base desta descriminaçao. Quem fugiu a guerra em Portugal, Moçambique, Namibia etc...é retornado, aqueles que refugiram-se na Republica do Zaire sao chamados regressados "Langas" ou "Zaza" devido da falta de saber falar Portugues e tambem por causa de ingerencia politica do Zaire na parte da oposiçao na altura. resumindo, o Mukongo que fugiu a guerra no Congo (ex-Zaire) voltou em Angola com uma cultura differente, tornou vitima de discriminaçao e considerado cidadao de segunda classe. é verdade que a lingua de um povo faz a sua identidade, mas o Portugues nao pode servir de identidade para um Angolano. se assim for, todos Portugueses vao tornar angolanos. Bom topico!!!

    RépondreSupprimer
  2. Bem dito caro e estimado amigo Prodige Eduardo/ Obrigado

    RépondreSupprimer
  3. ACONSELHO A TODOS LEITORES DE ASSISTIR ESSE VIDEO NO YOUTUBE https://www.youtube.com/watch?v=pHR41B4AYIM

    RépondreSupprimer