jeudi 28 mars 2013

OS PRIMEIROS HABITANTES DE ANGOLA



Os primeiros povos organizados a instalarem-se no território que hoje constitui Angola foram os Bochimanes - grandes caçadores, de estrutura pigmóide e com tez clara de cor acastanhada. 

No início do século 6 D.C. povos mais evoluídos, de pele negra, inseridos tecnologicamente na idade dos metais, empreenderam uma das maiores migrações da história.

Eram os Bantu e vieram do norte, provavelmente da região da atual República dos Camarões. Esses povos, ao chegarem a Angola, encontraram os Bochimanes e outros grupos bem mais primitivos, impondo-lhes facilmente a sua tecnologia nos domínios da metalurgia, cerâmica e agricultura. A instalaçao dos Bantu decorreu ao longo de muitos séculos, gerando diversos grupos que vieram a estabilizar-se em etnias que perduram até aos dias de hoje.

O Reino do Congo
A primeira grande unidade política do território, passaria por história como Reino do Congo. Surgiu no século XIII, estendendo-se até ao Gabão a norte, ao rio Kwanza a sul, ao oceano Atlântico a oeste e leste até ao rio Kuango.

A agricultura era a sua grande riqueza. O poder estava nas mãos dos Mani - aristocratas que ocupavam os lugares chave do reino, subordinados unicamente ao todo poderoso Rei do Congo. Mbanza era uma unidade territorial organizada e governada por um Mani, Mbanza Congo era a capital e no século 16 contava com mais de 50,000 habitantes. O Reino do Congo dividia-se em seis províncias e contava ainda com alguns reinos tributários, como o Ndongo à sul. O comércio era a sua principal actividade, baseada numa fortíssima produção agrícola e numa crescente exploração mineira.

Chegada dos Portugueses
Em 1482, as caravelas portuguesas comandadas por Diogo Cão, chegaram ao Congo. Outras viagens se seguiram e depressa foram estabelecidas relaçoes fortes entre ambos os estados. Os portugueses tinham armas de fogo e uma religião interessante; em contrapartida, o reino do Congo podia oferecer a Portugal, escravos, marfim e recursos minerais. O rei do Congo logo se converteria à fé cristã e adotaria uma estrutura política a semelhança das europeias. Viria a ser uma figura muito conhecida na Europa, ao ponto do próprio Pontífice lhe endereçar missivas.

Por: Pedro  Jose

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire