vendredi 15 mars 2013

NSAKU, MPANZU E NZINGA.

NSAKU, MPANZU E NZINGA.
A Tradição Kôngo nos ensina que todos os bakongo descendem de um mesmo avó, o avó KONGO NIMI que tinha como esposa a avô NGUNU ( na Etiópia).

Deste casamanto, nasceram 3 filhos: NSAKU NE VUNDA, MPANZU A NIMI E NZINGA NIMI (mulher). antes da nascença destes filhos, nosso avó comum KONGO NIMI tivera uma visão, na qual ouviu a voz de Deus, dizendo que sua mulher daria à luz 3 filhos os quais chamaria de Nsaku, Mpanzu e Nzinga. 

A Tradição Religiosa Kôngo ensina-nos que o Ser Supremo (Deus), AKONGO tem 3 principais atributos: Amor que deu origem a Religião, Inteligencia que deu origem a Ciencia, a tecnologia e Poder que deu origem a Política. A Inteligencia de Deus criou o universo e tudo nele existente, seu Amor conserva-o ao passo q o Poder divino governa o Universo. 


Essas 3 qualidades q fizeram com q o UNIVERSO existisse chama-se na Tradição Kôngo, na vertente espiritual de MAKUKU MATATU MA LAMBA KONGO DIA MBUMBA (Kongo dia Mbumba significa Universo, pode dizer-se tambem KIWADU).


Por tanto, Deus planejou criar uma tribo a sua imagem, dotando-a das suas 3 qualidades. NSAKU, significa caminho limpo (Nzila Velela), por isso o Antepassado Nsaku é a encarnação do Amor divino, a fonte da Religião Kôngo, o Grande Sacerdote=n´longi a Bantu ye bisimbi (Instrutor de homens e de Anjos); Mpanzu, Kangu ou Ngangu significa Inteligencia, sendo por isso o Antepassado Mpanzu, a encarnação da Inteligencia divina, fonte da ciencia e da tecnologia Kôngo, o forjador, combatente, o legislador, Mpanzu wa leleka e miongo, mfumu a ngangu ye mvita; dirigindo-se a nossa antepassada Nzinga Nimi, o espirito de Deus disse: Yala wazinga e KONGO e mponda (governe e reuna a volta do seu poder toda a população do KONGO), Nzinga significa Unificadora, dirigente, orientadora, ela é por tanto, a encarnação na tradição Kôngo do poder divino, a Política. Esses 3 antepassados é q deram origem a TRIBO KONGO, BANA BA KONGO (BAKONGO)=FILHOS DO KONGO (DEUS), isto é que bakongo significa filhos de Deus.
Acho que esse pequeno resumo sobre os 3 antepassados originários dos bakongo nos dá respostas a muitas perguntas, tais como, QUEM FOI NSAKU NE VUNDA?

NSAKU NE VUNDA é o reflexo de amor de Deus na Terra, o Grande Sacerdote, um dos originários da Tribo Kôngo, Ngudi a Nganga. Por isso, no Reino do Kongo, o Líder Religioso nº 1 era baptizado com nome de Nsaku Ne Vunda (o Chefe Religioso, Lider Espiritual do Reino do Kongo). Isso fez com que existissem no Reino do Kongo, muitos Nsaku Ne Vunda, mas o primeiro não chegou no Kongo, pois, ele existiu na Etiópia.


Por: João Mbizi Malundo Bige                          Facebook: Grupo Kongo 

2 commentaires:

  1. A história do Negro é muito rica e bastante clara. Não sei porque o africano não percebe até hoje. Com essa história e todas as outras, o negro pode se tornar numa das raças mais respeitáveis do Planeta. Mas o problema é próprio negro não entende e faz tudo para não entender, fazendo-se de filho de Israel quando na verdade é africano e negro. Deus nos ajude!

    RépondreSupprimer
  2. Maravilhoso texto.
    Nossa história tem que ser contada sempre.
    Parabéns ao autor.

    Fernando Ripol
    SP, Brasil

    RépondreSupprimer