vendredi 4 janvier 2013

O HOMEM E A NATUREZA NA SOCIEDADE AFRICANA


A ESPIRITUALIDADE KONGO KATIOPA=AFRICA

Os elementos da natureza e cosmos representam a fonte de inspiração da presença de DEUS que ns demoninamos TATA NZAMBI A MPUNGU TULENDO. 
No mundo, há uma interligação entre o Homem no mundo carnal e o Homem no mundo espiritual, entre o Homem e os animais,entre o Homem e as plantas,entre o Homem e as águas,entre o Homem e o vento e entre o Homem e o fogo, entre o Homem e o sol,lua, nuvens,chuvas....em geral entre o Homem e a natureza que representa a presença da força de DEUS/TATA NZAMBI A MPUNGU TULENDO,nsemi a babo ye biabionsono. 
O Homem faz parte da natureza,mas ele cada vez mais está  se afastar dessa natureza,essa separação tornou-se destructivo para o  próprio  homem,sem dar em conta. 
Hoje hà muitos fenômenos naturais que são destuctivos para o Homem, as razões principais dessa violência da natureza provém do propre Homem.

Com a evolucão do Homem,usando da sua capacidade intelectual o proprio Homem quere ser o Deus suprêmo e corrigir  Deus naquilo que ele criou no principio, vou citar certos exemplos como: O proprio Homem jà corrige o seu corpo que é dom gratuito de Deus( Fabrica falsos seios...Outros querem mudar de sexo...).  
O Homem desvia rios,constroe estradas sem evacuações  das aguas de chuvas,constroe nos lugares inapropriados sem tomar precauções necessàrias, nas valas traçada pela natureza para evacuar as aguas de chuvas,destroe as florestas, mata/massacres animais,nas grandes cidades muita poluçao,atravez de fumo de fabricas ou industrias,fumos de viaturas,sujidade nas estradas,sujidade nos quintais,noutras localidades falta de latrinas.

O próprio Homem está se destruindo, ele é autor de muitas  doênças e contaminaçoes de atmosfera, com o aquecimento do planeta os ciclos naturais tornaram variantes, muitas chuvas,muito calor.
O Homem que Deus deu o poder de velar de toda sua criatura, tornou-se destuidor da beleza da natureza,tornou-se Dr professor especialista da correcção das obras de Deus,o resultado o Homem está  se destruir! O Homem é um Deus sim, mas nao deve esquecer que a natureza onde vive é também Deus, pela destruição a natureza  se defende,respondendo pelas chuvas abundantes, calores intensos,red marins,tempêstades.

As vezes os Homens choram  por nada, devemos tomar consciência dessa auto- destruição, protegendo a natureza.

Nas nossas regiões bakongo hà uma situação lamentavél ,vejo da maneira que as pessoas destroem a natureza: cortam todo tipo de árvores para madeira "E m'finda manava kesa e n'ti myawonsono,mudiambu dia mabaya,otiya se kota muna mfinda zeto , kuma kadi e n'ti se nkatu o mu mfinda" 

Devemos preservar as nossas matas,as árvores  numa mata nao se cortam a tôa,principalmente sem autorização dos donos,ao mesmo tempo deve-se substituir com outras plantaçôes de árvores ,essas foram deixados pelos nossos antepassados,mangas,safus,makazu,lalanza..." mangueiras,laranjeiras,safueiras..";porque destruir esse patrimônio deixado,so com intenção de vender paus para queimar blocos e outras plantas para madeiras,destroem tudo com ambiçao de dinheiro.

Com esta destruição de matas os animais,perdem espaços para se esconderem e se reproduzirem,e somos os primeiros a lamentar a falta de carne porque as pacaças ,veados,..desapareceram ""oh e mpakasa,e nsizi,e nkayi..za vila,e bulu ya tina mua nda mudiambu dia ngeye omana va vondanga muawonso bafuete suekamena yo gutila" 
Os Homens no tempo dos nossos antepassados determinavam os periodos da caça,a écologia jà era aplicada,as matas eram controladas pelos donos,havia respeito nas coisas alheias ou das matas alheias,a caça,cultivos,cortar árvores  etc..as pessoas faziam pedidos nos donos das terras.

Tudo ocorria daquela forma para proteger a natureza, Entao confirmo que os nossos ancestrais foram exemplares na matéria da écologia,respeitavam a natureza viviam em contacto direito com a natureza:as doênças eram tratadas a base da natureza,sabedorias e interpretavam a natureza para tirar soluções em muitos fenômenos naturais,e eram espiritualmente fortes. 
Hoje em dia o homem vive so para viver, nem sabe entender e interpretar a natureza. 

VOU CITAR  ALGUNS SINAIS  DA INTER-RELACÃO ENTRE O HOMEM KONGO E A NATUREZA

POMBA/YEMBE MENSAGEM DA PAZ
A pomba/YEMBE: é uma ave que na tradição bakongo ou africana simboliza a paz,paz para familia,paz para aldeias,tribos,paz para país, a côr blanca da pomba é a paz,sabemos que numa guerra quando o adversàrio apresenta o tecido blanco,isto quer dizer paz,então a pomba tem a mesma imagem! a presênça da pomba principalmente blanca no seu caminho significa:sucesso , paz  e amor.

KIMBEMBE; MENSAGEM DE INFELICIDADE
Esse passaro chamado Kimbembe,tipo pomba de cor blanca,as vezes preto branco, ele anuncia infelicidade na familia, efectua movimentos de descida  brusca  e retoma uma posiçao de banar as asas duma maneira repetitiva encima da casa onde vem anunciar a mâ noticia!ao mesmo tempo os sabios kongo devem realizar rituas com folhas de Lemba lemba com agua,pronunciando o NKUWU para expulsar esses espiritos de mâ noticia que devera receber a familia daquela casa.

CORUJA/FUNGO:MENSAGEM DE MAS NOTICIAS(infelicidade)
Esse passaro ou ave chamado CORUJA/Fungu,anuncia infelicidade na familia,a noite ou de dia vem nas arvores nos arredores das aldeias ou nos caminhos do rios ou das lavras; ele dâ gritos fortes e voa de arvores diferentes para assinalar a mâ noticia, pode ser de obito, de doença grave, de accidente...!os sabios kongo devem realizar rituas com folhas de Lemba lemba e outras misturas agua para abençoar a aldeia, para que esse incidentes não aconteçam. Os velhos pronunciam os ditos NKUWU (ritual)para expulsar esses espiritos de mâ noticia.

ABELHA/MBUINGINA:MENSAGEM DE RECEPCAO DE VISITAS
Aqui esse insecto Mbuingina /Abelha, ele tem como missão de comunicação, faz a vez de telefone, vem avisar na pessoa a chegada de visitas (familiares e amigos), a pessoa se prepara na recepção de visita, ele vêm zumbir (gritos de abelha) na orelha da pessoa,nao é para morder, depois vai,minutos depois vem de novo,3x,entao a pessoa se prepara  para receber as visitas ( familia proximo, amigo mais proximo..),algumas horas depois,aparece a visita seja: o pai ;o irmao ,o tio,ou tia, amigo...quando a suposta visita chega encontra tudo preparado (comida e sitio para dormir),o anfiltrião pronuncia as palavras de boas vindas em  sua casa,dizendo que estava a vossa espera, seja bem vindo.

NSUSU: si kaza yo kokola:MENSAGEM DE PERIGO E DE ANIMAL FERROSO( tambem avisa o dia amanhecer)
As galinhas/NSUSU, nos arredores das aldeias,ou nas capueiras,quando cacarejam (gritos) sucessivamente, isto significa que viram um animal feroz,seja cobra ou um animal predador, alertando assim o Homem que deve ficar atento e preparado para se defender contra o suposto perigo,o homem se prepara para matar seja combra ou um animal, as vezes também pode ser o cão que vem a caça das galinhas! o cacarejar dos galos também serve de rélogio, nos indica as horas, o primeiro grito de galos  numa aldeia a noite é as 3h ,segundo grito as 4h ,terceiro grito as 5h  sucessivamente! Os galos nos indicam o dia amanhecer, mesmo durante o dia os galos cacarejam para nos assinalar a hora! Os nossos antepassados não tinham rélogio ,os galos serviam de rélogio,hoje esse simbolos (sinais) estão a ser esquecidos.

MULTIDAO DE AVES/NUNI: MENSAGEM DO PRINCIPIO  E FIM DA ESTACÃO DAS CHUVAS 
AS AVES/Nuni : Quando  um grupo de passaros voam todos numa direcção em altitude,quando o movimento  é de norte ao sul;isto significa a entrada no tempo chuvoso;mas quando saiem do sul  em direcçao ao norte ,significa que a estação das chuvas terminou,entra o tempo de caximbo ( frio),automaticamente nenhuma chuva cai depois 

CAO/MBUA: ladra quando vé uma imagem
O cão/ Mbua: Esse animal é um companheiro do Homem, enquanto o Homem dorme na sua casa com a familia ,ele fica no quintal ,nas aldeias na varanda para a segurânça,o cão nao ladra a toa, eles ladram quando estão a ver a presença de sombras e movimentos de pessoas ou animais  com uma certa distância,também vé a presença de espiritos invisivéis! Isto é um aviso ou alerto aos Homens que dormem de acordarem para fazerem face a agressão ou presênça de pessoas estranhas ou animais, também podem atacar caso receber autorização dos seus donos! Na nossa comunidade kongo ou africana o cao é amigo do Homem na protecção e na caça mais nada.
Nos paises occidentais ele tornou o partenario indivisivél do Homem em todos aspeitos,o cão  é amigo que dorme com eles dentro das casas ou nas camas, até se tornou o transmitor de muitas doenças, muitas pessoas nessas sociedades occidentais  preferem o cão, o gato que o seu vizinho ( Homem).


PLANTAS/NTImedecina tradicional e riquezas
AS PLANTAS/N'TI: As plantas têm vida,utilizamos muitas plantas no tratamento de muitas doenças; com as plantas demanha cedo quando estamos doentes, podemos entrar em contacto direito,respirando o cheiro das árvores principalmente esses que produzem frutas,esse contacto é saudavél para o homem, com as folhas de lemba lemba atravez de rituais,pode se calmar tempestades,chuvas com fortes ventaninhas,trovoada ou relampagos,folhas de tabacos podem tratar Nsangika(dores de barriga intensa num bébé principalmente rapaz,quando um testiculo desloca-se do seu lugar),a folha do tabaco verde é simplesmente colocado em baixo como cueca,esse contacto com a folha,algumas horas depois o testiculo volta para o lugar e torminam-se as dores/a criança torna saudavél;Têm muitos exemplos a citar....

AS AGUAS/MAZA:é vida,muita sagrada nos rituais africana e espirituais
AS AGUAS/MAZA: Nela hà vida,doenças de dores musculares sao tratados atravez as aguas,nesses tipos de quedas,a pessoa mergulhando nessas água,esse contacto dà uma vitalidade no corpo humano,aguas de chuvas, quando o homem utiliza folhas ,ou raizes de plantas mistura-se sempre com um pouco de água, a água, tem uma força espiritual na resoluçao de muitos problemas que concerne o homem.
A água, na tradição africana e bakongo em particular fala-se da existência de SIMBI "sereias " espirito das águas que na tradição podemos invocar em certas circunstâncias, em muitos rios e lagos e lagoas existem esses espíritos que tradicionalmente jogam um papeis essencial na crença e espiritualidade africana.
O VENTO E FOGONo ar que respiramos, no sopro do vento existe um espirito,que comenda as tempestades, o homem Africano tem voz diante esse espiritoNo fogo tem um espirito de fogo, esse espirito o Homem africano consegue entrar em contato e tem voz diante desse espirito.
O SOL ,A LUA E AS ESTRELASIdem tem espiritos que na crenca e na espiritualidade africana Eu sei que na interpretação da LUA as raparigas( mulheres) poderiam controlar os seus ciclos menstruais para evitar gravidezes indesejavéis, sem correr nessa tecnicas actuais,as vezes medicamentos, é por isso vimos no tempo dos nossos antepassados eles respeitavam os intervalos entre os filhos,as mulheres nao ficavam gravidas a tôa,a natureza lhes ajudava nesse sentido.A LUA e AS ESTRELAS poderiam interpretar tempos chuvosos e nao chuvosos.....As estrelas voadoras também tinham uma interpretaçao; Todas essa interpretaçoes tinham ou tem efeitos reais.As estrelas voadoras tornaram de feiticeiros " Nienie,ndoki " a igreja veio favorecer o medo na consciência do homem africano,tudo é interpretado negativamente.Até me lembro a minha mãe nos indicava a presênça na lua de uma senhora com bébé no colo........passavamos horas e horas a estudar esse desenho da lua assim a deslocação das estrelas.Na infancia quando perdiamos dentes na boca,pegavamos no dente lançavamos de onde sai a Lua,tinhamos dentes completos,sem problemas de dentes ....a natureza jogava um rolo nas nossas vidas.LUZ PARA TODOSEm muitas aldeias as pessõas esperam esses dias de lua ou de lua cheia, ilumina as aldeias e também facilitava a caça.A natureza fornece luz para que as crianças brinquem a vontade as noites" Nzambi a Mpungu Tulendo é tão poderoso fornece luz a noite para com toda gente (ricos como pobres)"
O Homem sem água,sem o ar nao vive,o nosso corpo e composto de água e um circuito do ar no seu interior acho que é o unico elemento da natureza que o Homem preocupa-se com ele ,mas como nao respeitamos o resto da natureza,com a polução, as águas e os vento também ficam violente ao Homem.


TUFUETE VUTULA E NGANGU WOWO WAKALA A NKAKA ZETO,YAWUBAZAYA SINSU YAYINGI MU BULU MPE NTONA ZAYINGI BAKALA ZAWU KADI BAZAYA O ZITISA O N'TOTO,BULU,NUNI,MBIZI,NTI YE MFUTA/ O NGEYE YO MONO TUA VANGUA MUNA FUANISUA KIA NZAMBI A MPUNGU LULENDO,TUNA YE GWISA MU LEKO YOYO YAWONSONO O NZAMBI KA SEMA!NGINDU ZENO TUVUIDI O NFUNU MU ZAYA E NKADILU ETO YE BULU,YO  NFUTA,MASA YE MBIZI.

ANTIGAMENTE O HOMEM BAKONGO OU AFRICANO SABIA INTERPRETAR A NATUREZA,ATRAVEZ DA NOSSA ANTIGA RELIGIAO BUKONGO ( ANEMISTA),OS BAKONGOS OU HOMENS SABIAM ENTENDER E INTERPRETAR MENSAGENS TRANSMITIDAS NESSES ANIMAIS AO HOMEM,AGORA O HOMEM ESTA PERDIDO COMPLETAMENTE, SO POUCAS PESSOAS CONSEGUEM ATE HOJE INTENDER ESSAS MENSAGENS,TORNAMOS ARTIFICIAIS,ESQUECEMOS QUE FOMOS CRIADO PELO NZAMBI A MPUNGU LULENDO (DEUS TODO PODEROSO) NA SUA PROPRIA IMAGEM,E NOS FOI DADO A RESPONSABILIDADE OU PODER DE CHEFIAR TUDO QUANTO DEUS CRIOU.HOJE TODA FORCA E O PODER ESTAMOS A PERDER,ESPIRITUALMENTE ESTAMOS MORTOS SE NAO VALORIZAMOS E CONSERVAMOS O QUE NOS PERTENCE.

DEVEMOS GUARDAR E CONSERVAR A NOSSA TRADICAO, OS NOSSOS CUSTUMES,A NOSSA CRËNCA E TEMOS QUE PROTEGER A NATUREZA,NAO DEVEMOS ESQUECER NELA HA VIDA! A TERRA,AS PLANTAS,OS ANIMAIS,AS AGUAS,!

Se houvesse uma boa interligação entre os Homens e a natureza a invansão das aguas  "tsunami" na asia do sul ,nao podia provocar tantas vitimas,porque os animais houvem o son com antecipação, muitos desses animais fugiram com antecedência,acho eu houve poucos cadavres de animais,peço vos de pesquisar nesta  minha afirmação.
"yendi ki yendi! se tukuendelanga tubanzila yeto tusundidi enzayilu! tuavila tuina vokatu tonene ko muna nzayilu za muanda"

 As igrejas occidentais são os autores da nossa perca  do poder espritual do Africano, tudo que acabei de citar,foi interpretado como actos de fetiçaria,nòs abandonamos tudo, tornamos escravos da cultura estrangeira(occidental),o kongo tornou morto espiritualmente! Temos que acordar.

ESTAMOS PERDIDOS SE NÃO  MUDARMOS A NOSSA VISÃO ESPIRITUALMENTE, TEMOS FORCAS INTELECTUAIS E ESPIRITUAIS CABEM A NOS DE PROCURAR A ENTENDER  E INTERPRETAR  A NATUREZA, DEUS "Nzambi a Mpungu Lulendo " NOS DEU TODO O PODER ESTÀ DENTRO DE NÒS.

Que cada um tenta se conhecer a si mesmo! exige concentração e analises!respeitando a sua crênça,os seus habitos e custumes,procurar a conhecer a sua historia, assim vamo-nos libertar espiritualmente.


A falta do conctacto com a natureza o Homem fica perdido e destroi-se a si mesmo! havemos de voltar.

Boa leitura 
29/09/2012

O Pensador/Muntu: Mateus Guy Michel//Tuzolana Cia            Facebook: Grupo Kongo                                              

2 commentaires:

  1. muitos conhecimentos adquerir no blog!!!!!!

    RépondreSupprimer
  2. gostei mas gostaria de saber se ja oviste falar de tony filho de mama kimpa vita nascido em mbanza congo

    RépondreSupprimer