lundi 3 décembre 2012

A CRISE DE IDENTIDADE CULTURAL NOS BAKONGOS




A CRISE DE IDENTIDADE CULTURAL NOS BAKONGOS 
O colonialismo causou uma crise dentro da nossa cultura bakongo,as consequencias da colonização, continuam a dominar as nossas mentes;Hoje muito jovens nao sabem profundamente sobre a importancia da sua cultura,as vezes vivem mesmo na sede capital do reino do Kongo (Mbanza Kongo),mais nunca se interessam a visitar os locais historicos,nem querem saber a sua verdadeira historia,assim que a sua cultura, então nao conhecem o valor da sua identidade bakongo,as vezes adoptam a identidade estrangeira esquecendo a nossa propria identidade e os principios da nossa cultura.
Muitas da vezes falamos da historia dos colonizadores como se fosse base da nossa historia,isto é para desviar as nossas mentes de nao conhecermos o que somos realmente, eles foram os autores das mudancas dos principios bakongo no que diz respeito a religião e a cultura em geral.
O colonialismo nao sou dominou, mais jogou um grande papel na mudanca dos principios da cultura dos bakongos,pela mudança dos nossos nomes, para se integrarmos na cultura colonial, este facto é muito visivél na população de Mbanza Kongo!
Muito bakongos nao sabem falar a sua lingua natal, mas sim as linguas adoptadas portugues, frances.....um bakongo que nao sabe valorizar a sua cultura ,mas sim da cultura adaptada, um bakongo que sente o receio de se apresentar como bakongo é um falso bakongo.
Essa Crises da identidade traz muitos problemas dentro da nossa comunidade bakongo, então um verdadeiro filho dessa terra kongo, deve ter orgulho de ser chamado bakongo.
Temos que voltar antes do colonialismo isso sera a nossa identidade mais integrar ,adaptar e participar no desenvolvimento da nossa sociedade, para que no futuro os nossos filhos conheçam bem da sua cultura e viver com uma verdadeira paz,aproveitando das riquezas dessa terra.
   No meu ver, as autoridades devem identificar, localizar e valorizar todos locais que fez a nossa historia em toda região que constituia o antigo reino do kongo, promovendo-os, encorrajando as pessoas a conhecerem da nossa historia tão rica à nivel do mundo, Africa, Angola e dos bakongos em particular! organizar visitas dos alunos de todas escolas, é um programa pedagogico para ilustrar a historia desse povo bakongo,vai  ajudar os professores que ensinam a historia nessas escolas,assim promover o turismo nestes lugares, isto pode a judar obter finanças para reabilitaçao desses locais e pode dar empregos a muitos jovens na região bakongo.

Boa leitura!
Obrigado

Por: Joana de Freitas


                                                                               Facebook: Grupo Kongo




3 commentaires:

  1. Kadi oyeno lutavova kaka, o bakongo ke vovanga ndingandi ko, o yeno mosi, luta soneka muna portugues awei? kia malongi luta vana kwa wantu?

    RépondreSupprimer
  2. Kadi nge Tata Manuel ladeira, o mono muna ngindu ame mbuene vo e Ndinga ki Mputu bena sadila, yi muna lenda e luakisa e n´samu kua wantu, kadi ba yingi kibeni bena ba vila.

    RépondreSupprimer
  3. As pessoas precisam perceber que se não lutarmos no sentido de recuperarmos nossa identidade e nos orgulharmos com a nossa própria cultura, nossas próprias línguas, nunca iremos para diante e continuaremos a ser a todo momento a raça e o povo mais desprezados da face da terra. Os líderes africanos, ao invés de estarem mais preocupados com o poder e com ganância, tudo fariam no sentido de ultrapassar a era dos mais dominados no planeta. A mbuta ba vova vo: e nlembo mosi ka wu sukulanga meso ko. O problema da dominação quase total da África pelas potências do mundo seria combatido com mais garra se os líderes africanos fossem unidos. Para vencermos, temos que voltar a crer na nossa própria religião (Nzila Kongo), temos que crer que Kimbangu Diatungunua é o nosso Salvador, que Ne Muela Kongo é o Deus para nós, e que, Mvangi a Mpungu Tulendo é o Criador dos Deuses dos quatro cantos do Mundo e de tudo quanto existe. Ndombe, Vutukila ki mzambi kiaku mpasi vo wua nunga mu mvita wua silua! Afelika, temoka! Afelika, luenga!

    RépondreSupprimer