samedi 24 novembre 2012

OS ERROS FATAIS DOS KONGO/AFRICA

Carta aos meus estimados irmaos;
KONGO KATIOPA/AFRICANOS

Pensei não falar dos pontos positivos dos bakongo, mas que sim dos erros e as causas que trazem as nossas derrotas e atrasos.

Muitos vão quererem saber,quais são as derrotas e os atrasos?
Tentei fazer analises das nossas derrotas e atrasos tendo em conta o ponto de vista politico,econômico e social; sim temos personalidades no estado,intelectuais,homens de negocios,trabalhadores nos sectores estatais e privados,juventude...mas não conseguimos sobresair nas nossas regiões,as nossas regiões são mais atrasadas em relação aos outras neste mundo.
O Porque?
Neste contexto deu-me a curiosidade de investigar sobre esses assuntos de derrotas e atrasos do povo Kongo.
Consegui efetuar uma média de centenas de chamadas telefônicas anonimas,e cheguei a conclusão que nôs os  KONGO/AFRICANO somos um dos responsaveis das nossas derrotas e atrasos.

OS ERROS FATAIS DOS KONGO/AFRICA SÃO OS SEGUINTES:
1- A Religião (dependência ao cristianismo outros ao islamismo)
2- A Emigração(gostam viver no estrangeiro)
3- O Medo (medrosos,tímidos e teoricos)
4- O Dinheiro (amigos de dinheiro e corruptos)
5- Arrogância (graus superidades aos outros)
6- O Egoismo e a inveja ( gostar apenas o bem estar pessoal, outros ódios)
7- A Traição/Falta do patriotismo
8- O desemprego( falta de investimentos)
9- Negligência a juventude( considera a juventude como um obstaculo)
10- Falta de Amor ( muita hipocrisia e ideologia tribal)
UMA TOMADA DE CONSCIÊNCIA DEVE INTERVENIR!

 1-A RELIGIÃO: Kongo/Africa está doente,dependência ao cristianismo e ao islamismo; O colonizador com a sua arma” a biblia”e os arabes com sua arma o alcorão deitaram-nos no estado de COMA,isto significa que somos DOENTES,precisamos de tratamento.
KONGO/AFRICA sofre fisicamente com a fome e espiritualmente perdido nas religiões alheias.
A bíblia e o alcorão tornaram os livros que os Kongo Katiopa/Africano leem demais e tiram referências,bloqueiados nesses livros,no norte do continente com islam o alcorão e no centro e sul de Africa com cristianismo a bíblia,  ninguém quer ler outros livros, ver e analizar outras realidades, até acabando de aceitarem e acreditarem que somos filhos de ISRAEL, enquanto fisicamente israel existe com o seu povo, com a sua cultura, hábitos e costumes,obrigaram-nos a aceitar e acreditar tudo sem democracia,quem revindicar é matado ou tratado de anti cristo ou anti muçulmano e não vai ao céu,fogo intenso a sua espera no inferno "Uma pura mentira".
ESSAS IGREJAS SÃO AS ARMADILHAS DOS CONQUISTADORES EUROPEUS E ÁRABES PARA DOMINAR E COLONIZAR ETERNAMENTE O CONTINENTE AFRICANO.

 O Malcolm X tinha dito a seguinte frase: vocês devem fazer cuidado apresentando a verdade ao homem negro que nunca entendeu ou ouviu antes a verdade sobre a sua identidade e sua verdadeira cultura,a sua verdadeira religiao.Esse teu irmao negro tem o cérebro tanto lavado pela dominaçao que sofre( alienado), ele é capaz de rejeitar a tua verdade e tornar-se teu inimigo. Você deve fazer um trabalho pedagogico explicando a verdade pouco a pouco> > [Malcolm X]! Gosto muito dessa frase, Isto é a pura verdade.


Formaram os nossos próprios irmãos da terra Kongo Katiopa/Africa: Pastores,Padres,Bispos,Bichops,Profetas,Hamman... para contrariarem a sua propria historia Kongo Katiopa/africa.

Esses irmãos africanos na ausência dos missionarios ocidentais com as falsas independências, eles são os representantes dos conquistadores para continuarem as suas obras de adormecer as mentes dos seus próprios irmãos africanos, tudo para os interesses estrangeiros desses dominadores. Nessas igrejas,enquanto nôs a cantarem, dançando e enchendo as igrejas todos santos dias,orando fechando os olhos,os conquistadores,imperialistas extraem as nossas riquezas da terra,carregando tudo nos seus respectivos países,ai vão trabalhando e desenvolver os seus países "ESSE Ë O ESTADO DE COMA QUE EU ME REFIRO"; Quando choramos a Deus devido o sofrimento, eles nos trazem ajudas humanitárias " os lobos disfarcem em ovelhas"

Meus irmãos eles são espertos,tudo é calculado com antecedência, utilizam essas manobras para servirem e alimentarem bem as suas populações; Nós os africanos somos os culpados porque nos deixamos,sempre a adormecer (No berço) com a boa palavra divina que nos trouxeram BÍBLIA E ALCORÃO, para calmar as nossas mentes é assim que continuam nos dominar e colonizar até hoje em dia (Tuvilakene vo: Vo longua ngangu wanuka ye zaku), perdemos toda a nossa inteligência e sabedoria divina KongoKatiopa/Africa. Em todos países africanos assim era e continua a ser a politica do ocidente e islâmica. Caros irmãos espero não feri as vossas sensibilidades,"Desculpa a verdade tem que ser dita ", para acordar as mentes adormecidas dos Africanos( Kongo),como é possivél nos que temos a terra fértil, mas o grão de arroz deve vir de fora do continente(no estrangeiro),com falsas ajudas humanitárias.
O Africano sem reflexão e analise contente,aplaudimos com esta maldita ajuda "triste"dominados por espiritualidades alheias,não conseguimos revelar a verdade, ninguém se pergunta, Porque tem que ser ajudado eu que tenho terra fértil e riquezas naturais em abundancia ?
Mas nas igrejas pessoas a chorarem de sofrimentos,pedindo a intervenção de Deus,todos 50 metros uma igreja,sem resultado até o sofrimento aumenta dia apôs dias em Africa,uma boa arvore produz bons frutos, o cristianismo desde que chegou na nossa terra em 1482 e o islamismo, até hoje produziram  sofrimentos,esses livros na boca dos seus serventes sempre a palavra " Tenham fé, Jesus esta no caminho para acabar com todos vossos sofrimentos, o reino de Deus é para os pobres e os que sofrem " enquanto o mundo na riqueza e no desenvolvimento; O cristianismo e islâmico não são as boas arvores para o continente africano e Kongo em particular.

ESSAS IGREJAS PARTICIPAM NO SUBDESENVOLVIMENTO E NA POBREZA DO CONTINENTE AFRICANO.

Quando observam um pais cheio de igrejas, não procura fazer estatística em termo de desenvolvimento, esse pais é qualificado de pobre,e as igrejas estão lá para prometer a população uma vida melhor no Céu. 

Para mim,uma igreja cristã é uma "Anestesia moral" para evitar a desobediência do povo,aceitar a dominação,o sofrimento e a pobreza; Assim promete para este povo a vida melhor no Céu, num paraíso imaginario.

O povo esquece que:
1°- O trabalho é que traz as mudanças,isto é o desenvolvimento,sem trabalho, o sofrimento domina a vida humama.
2° - A oração para fortificar a alma e dá a força no corpo.
O africano colocou a oração em 1° lugar e o trabalho no ultimo lugar, ainda chama Deus de vir trabalhar no  seu lugar.


ESTATESTICA DOS TRÉS PAÍSES EM 2012
1) O CONGO/ RDC..46.10 ...2013-12 ........49.1 66.9 .........45.4 % Anual /Quase uma metade da totalidade de população:São 80.000.000 de habitantes na RDC,quase 39.000.000 de habitantes estão desempredados, muitos vadios,mas as igrejas cheias em todos cantos e danças/musica em todos cantos das ruas = sofrimentos demasiados na população. Sem fazer cálculos estatísticos isso simboliza a pobreza e as igrejas lhes prometem uma vida melhor no Céu,o paraíso é para os pobres e os que sofrem.
2) A REPUBLICA DO CONGO... 26.60 ..2010-12 .........26.6 % Anual Quase 30% da populacao estão desempregados,igrejas cheias,danças e Sapologia,sapeurs em todos cantos= sofrimentos. Sem fazer cálculos estatísticos isso simboliza a pobreza e as igrejas lhes prometem uma vida melhor no Céu,o paraíso é para os pobres e os que sofrem.
3) A REPUBLICA DE ANGOLA ...........26.00........ 2014-12 ....25,35.... 25 % Anual /Quase estamos a seguir o mesmo ritmo,igrejas cheias,a musica toma lugar= sofrimentos. Sem fazer cálculos estatísticos isso simboliza a pobreza e as igrejas lhes prometem uma vida melhor no Céu,o paraíso é para os pobres e os que sofrem.

A verdade tem de ser dita para libertar o Africano na colonização metal e espiritual.

Tulembi dila ye mpasi vo ketukudi tona ko,mpe yo kudi vana ntete muna salu



Nas igrejas occidentais( igrejas cristâ) em Africa os seus membros sempre: caiem e choram toda hora, sempre lamentações e lamentações,dando o pouco de meios financeiros que eles possuem nas igrejas ao fim de serem abençoados e obterem uma vida melhor, em contra partida os pastores dão os ensinamentos de fé e esperança daqui na terra como no céu, coisa que nunca vai chegar sem uma revolução no trabalho, esse é a maldição do continente africano/ A benção é so para os dirigentes das igrejas( pastres,bispo,arshibispo,arshibishop,profetas)/// Esquecem o ensinamento do valor TRABALHO! Esquecem que Deus somente age aos homens que trabalham."Tata Nzambi watuvana silulu vo: Sala wafuntuka muna kiufuta kiaku muna obakila kio kia dya ye kia nwa" Triste as mamas sao as principais vitimas dessa exploração mental.




Temos que refletir " TUSIKAMA", é assim  que tornamos fracos" uma arvore sem raizes não produz"( kiadi  kua ndombe! acordamos irmaos! Tusikama) 


A populaçao kongo abandonou a sua crênça tradicional Nzambi a Mpungu Tulendo dos nossos ancestrais,convertimos todos no cristianismo uma religião alhea dos europeus;Isto foi uma fraqueza no seu poder politico, économico, juridico e social.

Enfraquecemos no que concerna o nosso espiritualismo, até com o cristianismo principalmente nos pequenos grupos religiosos cristão; Tudo é resultado do diabo satana, o responsavél de toda misèria,da morte,dos accidentes,dos erros do proprio homem,da falta de reflexao e analises,tudo é provocado por um feticeiro;os velhos com cabelos brancos sao considerados automaticamente de feticeiros(Ndoki),aparecimento de crianças fetiçeiras, tudo isto, para justificarem da origem dos nossos sofrimentos.


Com este medo dos fetiçeiros que veio na mente de um Kongo, ele perde o seu poder espiritual que Nzambi a Mpungu Tulendo lhe tinha dado e deu-lhe medo de viver,de investir na sua terra, tudo com medo de ser feiticado; Igrejas cheias noite e dias,uma perca de mãos de obras:Tudo Deus sabe!mesmo nada vai bem;Tudo Deus vai ajudar! Mesmo nao dar o seu esforço;Tudo Deus vai dar! Mesmo nao trabalhar.
Esquecemos que Deus nos deu tudo na nossa terra,agora temos que acordarmos do estado de coma que o colono nos deixou,respeitar a nossa cultura,a nossa crênça tradicional e deixamos de comandar Deus a trabalhar no nosso lugar, vamos todos ao trabalho tudo ira para o melhor.

SOMOS ABENCÕADOS/ UMA BENÇÃO DOS ANCESTRAIS KONGO
Fontes orais//O Rei WENE/ NIMI A LUKENI pelo poder que lhe foi dado pelo Deus/Nzambi a Mpungu Tulendo/Né-Kongo Kalunga,abençoava o seu povo na conquista de outras terras com as seguites palavras:
Idêm, nada de mal podem vos acontecer/A vossa palavra terà um poder diante dos reis e sacerdotas/Todos animais da terra vão vos obedecer, capazes de matarem o leão com pedras/Tudo que vão procurar,vão achar/Tudo que vão fazer, vai evoluir!
Até hoje sao palavras de bênção usadas pelos anciãos Kongo para abençoarem a nova geração.

NSAMBU ZA NKULU MIETO
VOVO MIA NTINU WENE YO NE- KONGO: Ludiata sinza kitoloka,ludiata tadi diwudika,luvova diambu diwa mfumu ye nganga,luavondela e ngo muna tadi, konso dio luvava lusolola yovo luvuadio,konso dio luvanga divatumuka.

-Nki divovele didio?
-Owunu lumbu tulenda vondela e ngo muna tadi e?
-NkI kia mana vidisa e lendo kikio mu bulu ye leko yawonsono ?


-Quem pode nos explicar devidamente dessa bençao?
-Que mensagem os nossos ancestrais transmitiam nessas palavras?
-Sera isto possivél neste momento matar um Leão com pedras?
-Porque hoje em dia o medo ganhou o homem Africano?... Até a mosca é expulsado em nome de Jesus...
-Onde anda o poder do homem, esse poder que nos foi dado pelo Deus?
-Porque perdemos(KONGO) o poder de dominação diantes dos animais e a natureza na sua generalidade?
-Porque muitos animais ferrosos sao criados e obedientes pelos homens no occidente?Sera que eles tem ainda esse poder?


PERDEU-SE TODO PODER PORQUE ESPIRITUALMENTE O AFRICANO ESTA PERDIDOS NUMAS CRËNCAS ALHEIAS;A AFRICA DEVE VALORIZAR A SUA VERDADEIRA CRËNCA BUKONGO/AFRICANA,SO ASSIM QUE O AFRICANO VAI RECUPERAR O SEU  PODER ANCESTRAL.

2- A EMIGRACÃO: Sei bem existe razões validas que causaram a emigraçao massiva dos bacongos das suas regioes,tambem nos ajuda a ter uma outra visao do mundo;Nesta investigaçao calhei com um velho Angolano de Mbanza Kongo com 75 anos de idade, vive nos E.U.A, nasceu no Congo,nao conhece Angola,nem fala kikongo, comecei a imaginar em quem ano os seus pais imigraram no Congo antes de 1937.

Um povo é forte quando as suas capacidades intectuais,fisicas e morais são postas ao serviço do desenvolvimento da sua terra,viver sempre fora dos nossos territorios é um enfraquecimento,diminui a quantidade da sua populaçao,quanto somos poucos ja nao pesamos nas decisoes de um pais,tambem no seu desenvolvimento,devemos encorajar a natalidade na terra kongo( a maioria faz uma força),Tufuete gutana kuayingi,landila e ndendelo zeto;yo toma sansa o waneto. 
O risco mais grave é a invasão estrangeira, risco de perder essas terras para as futuras gerações.
                 "Exemplo de Israelistas e Palestinianos, hoje guerra sem fim "  
Exorto aos irmaos de pensar a regressar e desenvolver a nossa terra, viver no estrangeiro duma maneira permanente  nada é bom e as suas consequências sao caotica na generação futura.


3- O MEDO: Um Kongo/Africano é muito medroso,cheio de hesitaçao na tomada de decisões,timido e muito teorico,fala muito e pouca pratica. 
Para um Kongo a politica é sinonimo da morte,e é uma mentira,entao é um pecado,(politica=mbumba=luvunu=sumu=leva ao inferno dominaçao do cristianismo na terra kongo)
 Esquecemos que todas decisoes no que concerna o desenvolvimento no mundo actual passa pelo poder politico,tem pouca representação dos bakongo nos orgãos do estado devido esse medo.
Entao os bakongo principalmente a nossa juventude devem se integrar nas fileiras partidarias dos nossos paises e termos deputados e personalidades em quantidade na defesa dos interesses da população bakongo,sem o poder politico,nao hà poder économico,juridico e social.



4- O DINHEIRO: Todo ser humano gosta viver bem,gosta ser rico,ter uma boa casa, um bom carro..mas também a pessãa deve ter a dignidade. 

Um bakongo perdeu a sua dignidade, tornou facil a ser corrumpido,comprado com valores monetàrios,apartir dai abandonamos a nossa linha politica,a nossa uniao,se dividimos em grupos e pequenos subgrupos e perdemos a força. 
Exemplo pratico, com 100% dos partidos politicos em Angola cerca 80% desses partidos sao dos bakongo. Porque nao se unir num partido para ter peso nas decisoes?( o dinheiro tornou fruto de desunião) bavilakene vo o musi kongo ketekanga lulendo luandiko mu nkangi a dinkondo ko;kua lulendo yo kudizitisa kufuene kua musi kongo.
A corrupção é uma fraqueza que aproveita o adversàrio,se nao ganharmos consciencia nunca e nunca um bakongo tera o poder nos paises onde somos representados; Uma tomada de consciencia é necessario, nada é tarde. 
A uniao faz a força com dignidade.

5- ARROGÄNCIA: Se sente superior em relação ao outro; ele é mais inteligente,mais sabio,veste melhor em relaçao aos outros.....Quando antige um nivel académico elevado,ja nao quer aproximar os da camada inferior,mudança na linguagem usando termos tecnicos,matematicos,cientificos e juridicos.. independentemente do meio onde se encontra, isto é para marcar a sua diferênça com os outros menos instruidos,esquece-se deonde veio e esquece que a inteligencia sem sabedoria é nula.

 "Por mais inteligente que alguêm possa ser, se não for humilde a sua inteligencia perde na arrogância,a humildade é a base de uma inteligencia sabia.
Entao devemos considerar os outros independentemente do nosso nivel, abraçar os nossos velhos ( Nwa mbuta muntu wu tanga e nsudi wu vaikanga mambu ma ntalu mu zingu kia muntu) " porque a sabedoria nao se aprende na universidade é um Dom que vem de Né Kongo Kalunga=Deus todo poderoso= Nzambi A Mpungu Tulendo; (o zowa kakondua va kanda),toda pessoa é importante no avanço de uma sociedade.


6- EGOISMO E A INVEJA: Esse é uma situaçao lamentavel;Quando um bakongo tem meio ou tem um posto de responsabilidade, foge o seu meio bakongo,nem quer saber do seu irmao, nem lhe ver ao seu lado. 
Um bakongo gosta ver o seu irmão a depender dele, lhe pedindo favor toda hora, ele a oferecer. 
Nem quer ver o outro a sair nessa dependencia ,para ele é a imposiçao do poder,envez de ensinar o outro a pescar, nada.
Temos que sair nesse egoismo saber promover os nossos irmãos,principalmente jovens,para garantir a continuidade,dar chance aos outros sem contrapartida.
 


Tambem a inveja como um dos erros porque muitos nao querem ver o outro a conseguir,o outro a obter,o outro a desenvolver,até chegam ao ponto de sabotar o trabalho do seu irmão, outros envenenam o seu irmão, matam, tudo isto pela inveja,esquece-se o progresso do teu irmão,pode vir ajudar a região, ajudar a familia,ajudar muitos jovens a sair do desemprego,aconselho ao meus irmãos com esse comportamento negativo de mudar, faz fugir quadros,intelectuais,investidores nas nossas regioes bakongo,devemos aplaudir,encorajar irmãos com boas iniciativas para obtermos o desenvolvimento na nossa terra Kongo.

7- A TRAICÃO // FALTA DO PATRIOTISMO: faltamos de um amor verdadeiro na terra kongo, Se traimos facilmente em tudo, na vida politica, a traiçao é o fruto das nossas derrotas, até traimos a nossa propria lingua Kikongo que constitue a nossa identidade, traimos a nossa crênça que constitue a fonte da  nossa espiritualidade.
Temos vergonha de falar a nossa lingua Kikongo,nao é mal falar outras linguas,mas notamos que o lingala anda a dominar as nossas regioes bakongo, com um grande risco de desaparecimento da nossa lingua kikongo,temos que falar e ensinar o kikongo nos nossos filhos, vergonha de ter nomes em kikongo( ex: muda a escrita dos nossos nomes: kiala=quiala,makiese=maquiese...),o português,o francês,o inglês..demos mais valor nessas linguas em relaçao a nossa propria lingua kikongo,temos que amar a nossa terra, defender os nossos interesses,respeitar e valorizar a nossa cultura, Tambem ter orgulho de ser chamado bakongo/KONGO.

8- O DESEMPREGO: um bakongo deve investir na sua terra,criar actividades nessa terra,para dar emprego ao seu irmao e aos jovens ,para diminuir a taxa de desemprego nas nossas provincias,o desemprego traz a delinquência numa sociedade;Mas hoje nota -se que muitos bakongos preferem investir noutras regioes deixando a sua terra em ruina, que torna sua propria vergonha.


9- NEGLIGËNCIA A JUVENTUDE: Numa sociedade a juventude que segura o futuro,para um bakongo essa transmiçao torna dificil,a introduçao de sangue novo nas empresas,nas organizaçoes e nos partidos politicos garante a continuação desses grupos, assim novas ideias sao necessario para mudança.Até outros sao chamados de partidos de velhos. os velhos devem aceitar deixar os seus lugares aos jovens,eu desde a minha infancia, aqueles que eram meus professores,chefes de gabinetes,das secçoes, dos partidos nas nossas regioes bakongo continuam até hoje, 37 anos depois da independencia,isso é lamentavél.

                                                
10- A FALTA DE AMOR E SOLIDARIEDADE: Sem um verdadeiro amor entre bakongo e amor a sua cultura nada vai nos ajudar a desenvolver; gostamos jogar a hipocresia,aceitar a frente da pessoa e criticar por traz,esse amor da façada nao nos ajuda,cria falsos amigos ate dizem os nossos velhos o falso amigo é o pior dos inimigos!
Ontantu a mbi ndioyo o dianga yandi elonga dimosi. Por falta de amor,nasce o tribalismo entre bakongo,esse é do Wige,esse é do Soyo,esse é de Mbanza kongo,Kuimba, Serra de Kanda, Madimba,Nzeto,Tomboko,Sanza Pombo,Noki,Damba, Bembe,Maquela do Zombo,Kimbele....divisões inuteis que fragiliza o povo bakongo,traimos a nossa propria historia ( Makukua Tatu Malambe e Kongo) onde todo bakongo é originàrio, não hà um grupo da população de uma localidade superior aos outros bakongo,até o rei era eleito democraticamente independentemente da sua localidade,todo que bakongo é teu irmão.
 Por falta de amor também nos bakongos desde que hà divergência das opinioes o outro é rejeitado,tratado de nomes,enquanto as pessoas podem ter opinioes diferentes e pertencerem ao mesmo grupo,partido,associaçao ou colectividade....desde que tem o mesmo objectivo.Essa falta de amor e tolerencia nos leva a divisao, separaçao e a desuniao.
Enquanto que com a união um povo é forte e vencedor.


No caso de objectivos diferentes a pessoa é libre.
A diversidade é uma força guardando os principios essenciais duma união. A falta de SOLIDARIEDADE//traz desequilibro na convivência/a falta da solidariedade as suas consequências sao graves( òdio,roubo,inveja,sabotagem...vem a falta de amor ao proximo. A SOLIDARIEDADE é a chave para uma boa convivência no reino do kongo//me lembro nas nossas aldeias as pessoas comiam juntos,esse acto chamava-se KIBUNDI; quando alguem estivesse doente , todas as outras mamas iam cultivar na lavra da mamà que se encontrava doente , outras iam ao rio abusca de àgua , outras faziam o comer , e quando tivesse uma infelicidade as outras iam nas lavras abusca de, batatas , mandiocas , quisaca e o carpinteiro da aldeia , fazia o caxaõ sem pedir nenhum tostaõ, o porque ja nao existe isso ? (acto da solidariedade que esta na fase de desaparecimento,a Solidariedade que ja faz falta na nossa comunidade bakongo. 
DEVEMOS APRENDER A VIVER JUNTOS COMO IRMÃOS, COM UM AMOR FRATERNAL NA TERRA KONGO KATIOPA/AFRICA

Estimados irmaos!


Desde a chegada dos colonizadores no nosso reino do kongo,os colonos utilizaram a divisão como base da sua dominação ( a reilgião como arma dessa divisao),o reino foi dividido nos 4 paises (Angola,Rdc,Congo brazza e gabão),mesmo no interior de Angola continuaram com a divisao,criaram o reino do Ndongo,ate começaram com tentativas de separar os Zombos do reino do kongo;Os nossos reis foram corrompidos atravez de prendas que vinham da Europa,devido a opressao colonial tornamos medrosos, timidos, egoistas.... desta divisao veio a falta de amor entre os povos do kongo. 

Denunciar esses erros,muitos poderao ver isto como coisa errada, como uma ofensa ao povo bakongo,eu digo nada disto ai!!!!
A minha intensão e de ajudar para sairmos junto dessa colonização mental,vai nos ajudar na tomada de consciencia, favorizando o amor fraternal e fazer uma reflexao positiva para que no futuro sejamos unidos para sempre inabalavél ao fim de tomar posiçao de direcção dos nossos paises. 
Creio nas capacidades intelectuais, sabedorias e força espiritual dos bakongo,todos erros fatais que acabei de citar sao frutos da dominação colonial e dos conquistadores que as suas consequências nos seguem até hoje em dia. 
Peço-vos uma reflexão e analises nesse texto,essa mudança de mentalidade e maneiras de agir, vão garantir aos Kongo um futuro melhor.
KIAKU- KIAKU; KIANGANI- KIANGANI.
Boa leitura. 08 Outubro 2012
O Pensador/Muntu: Mateus Guy Michel/Tuzolana Cia
  Facebook: Grupo Kongo

2 commentaires: