samedi 24 novembre 2012

A POLIGAMIA E O SISTEMA DE AMANTES NA SOCIEDADE AFRICANA


Antigamente na comunidade Bakongo e em Africa em geral a poligamia era vista como normal. 
Os casamentos eram alambamentos tradicionais mais nada, não havia casamentos religiosos nem civis. 

Os nossos antepassados sabiam que no mundo o numero de mulheres era muito elevado em relação aos homens, ainda actualmente com as querras no mundo  e homosexualidade o numero de homens héteros reduziu bastante; Muitas mulheres no mundo ficaram sem relação de amor com homens,outras são exploradas como amantes e autras ficam a namorar com animais, isto tudo que explica a importancia do fenomeno da poligamia no mundo,embora dificil convencer as igrejas coloniais que são autores da proibição.

Na cultura africana os homens tinham direito de casar uma,duas ou mais mulheres que eles pretendiam, um comportamento natural que esta  na genealogia dos seres humanos masculinos.

Na vida sempre existiu homens alphas e homens Betas.
O homem(macho)alpha nasce seductor,ele produz charmes,ele é centro das atenções das mulheres, esse encanto forma a sua marca, muitas mulheres lhe seguem porque lhes atraem,todas querem praticar sexo com este tipo de homens; A facilidade que tem esses homens com as mulheres lhes obrigam a ser poligamos.
O homem Beta não é seductor,não produz charmes, ele não atrai mulheres, quando encontra uma mulher fica colado nela e lhe torna mulher da vida dele,faz tudo para guardar a mulher para ele,faz tudo com medo de lhe perder,este tipo de homens são menos ciumentos,com dificuldades de seducção que lhes obrigam a ser monogamos.
As mulheres na sua maioria são Betas,as poucas mulheres alphas no mundo muitas vezes não casam, as vezes fazem filhos com pais diferentes ou mesmo pai e acabam por ser solteiras toda vida.

Não são todos homens eram poligâmicos,somente pessoas seductoras,outros com modo de vida capazes de sustentarem varias mulheres,muitas vezes tinham riquezas familiares, assim que pessoas responsaveis respeitados pela comunidade por razões diversas, outros eram chefes de famílias espiritualmente dotados de poderes de protegerem as suas famílias.

Essas famílias viviam em boa harmonia,respeito mutuo no seio delas, todas mulheres se entendiam, existia boas relações entre elas, também os filhos viviam em parfeita harmonia.

As mulheres se conheciam, viviam juntos compartilhando tudo em comum,nenhuma delas vivia na clandestinidade, os filhos chamavam todas mulheres do pai deles de MÃE sem distinguição.

Os homens no seio dessas famílias jogavam bem o rolo deles de chefes das famílias, cabeças de casas, hoje essa maneira de convivência é denunciada e considerada de ditadura ou sumição das mulheres.



Com o colonialismo surge o casamento religioso e civil na nossa sociedade, começaram obrigar os nossos antepassados a casarem de força nas igrejas com uma única mulher e os que não faze-los eram expulsos nas igrejas considerados de pecadores, o sistema tradicional de poligamia tornou adultero e o inferno era preparado para esses infiéis.

O sistema de casamento que o mundo meteu no lugar, constitui uma hipocrisia organizada pelos potentes ex-colonizadores junto das suas religiões, estabelecendo normas que hoje em dia no mundo somos obrigados a seguir.


Começaram a desqualificar os casamentos ditos tradicionais, a poligamia tornou um mal,um pecado e podia ser combatida porque não honoram as mulheres, segundo esses religiosos, a poligamia  era e é uma forma de colonizar ou escravizar as mulheres.

Os homens que viviam na poligamia eram e são considerados de ditadores nesse novo sistema do cristianismo  " os homens só tinham e tem direito de uma e única mulher na vida ".

Muitas mulheres que viviam nas relações de poligamias foram abandonadas com os seus filhos nessa época, porque esses homens se convertiam no cristianismo, tornavam santos.

Mesmo com essa implantação do novo sistema,a poligamia continuou e continua se praticar na comunidade bakongo em particular e na sociedade africana em geral, porque esse tipo de união fazia e faz parte da nossa cultura Africana.

Meus irmãos,minhas irmãs;

Esses grandes potentes junto das suas religiões que proibiram a poligamia,os dirigentes desses países são os primeiros a terem amantes, assim que padres e pastores,o sistema de casamento que ditaram no mundo já anda reprovado, até os casamentos tornaram brincadeiras nesses países ocidentais,casam hoje e divorciam nos meses que seguem; Eles preferem viver na hipocrisia do que assumirem os seus actos.




Eles preferem resolver situações de casamentos de homosexuais do que se preocuparem dos filhos que estão a serem abandonados pelos seus próprios papas biológicos devido o sistema de casamento de uma só mulher que eles obrigaram nas pessoas.





A sociedade Africana entra no mundo da hipocrisia,com essa proibição e condenação dos actos de poligamias deu lugar a uma hipocrisia em grande escala.

Muitos homens na sociedade Africana e no mundo inteiro adotaram um sistema de substituição para se desviarem da poligamia, entram no novo " SISTEMA DE AMANTES",que masca a poligamia/Homens a viverem dupla, tripla as vezes quadrupla vida na clandestinidade total e fazem crianças descontroladas,crianças abandonadas por si com as suas mamas ( Ofuete kalayengangu za suekama, kana osuekama kuna nsuka bakama kaka yi yandi, kuma o giya leko kia mbi).

AS CONSEQUÊNCIAS SÃO NEGATIVAS
Agora com esse sistema de amantes que automaticamente meteram no lugar para substituir a poligamia,traz vários problemas,lutas, discussões das mulheres nos lugares públicos,mortos,suicido,invernamentos etc..

Muita hipocrisia,separação nos filhos do mesmo sangue,muitos filhos de amantes só aparecem quando o pai já não está em vida,muita desgraça nessas famílias que as vezes não tem direito no patrimônio deixado pelo seu pai,muitos desses filhos ficam completamente desconhecidos com riscos de se casarem entre eles.

No meu ponto de vista os filhos são inocentes dessas situações, deveriam ser protegidos,não são culpados a ser nascidos nessas condições, nem tinham escolha dos seus destinos de vida.

Agora surge uma situação grave,esse sistema de AMANTES virou nas mulheres casadas, elas também começaram a ter amantes (vários homens),muitas delas trazem filhos de outros homens em casa sem o marido se aperceber, muitos já criam filhos alheios "biologicamente", coisa grave nas nossas sociedades africanas, esse sistema ocidental importado de casamento nos colocou numa perdição,uma desculturação do continente africano.
Muitos jovens também idem,arranjam tantas namoradas e se engravidarem eles fogem,deixando as crianças nas responsabilidades das mães " uma sociedade de malfeitores ".

Essa situação de amantes,afeita a maioria dos homens africanos de todas categorias: Pastores,Padres,dirigentes,jovens,artistas,diaconos,crentes,pagãos......Tornou a primeira causa de divórcios no mundo/separação dos casais devido a traição e cria vários problemas de criminalidade nas mamas,nos papas e nos filhos provenientes dessas relações.


A poligamia fez e faz parte da cultura africana, o africano  deve assumir isto abertamente. 

No ocidente muitos homens tem namoradas ou amantes em quantidades, mais não querem assumir esta realidade devido essas regras das religiões ocidentais, a poligamia tornou anonimato,amor na clandestinidade,  uma hipocrisia que devemos combater, já que filhos inocentes estão a tornar delinquentes nas nossas sociedades por falta de uma paternidade segura.

Gostaria soulinhar um novo fenomeno da globalização denominado PAPOTE OU PAI GRANDE.
Na nossa sociedade angolana, assim em africa em geral, as amantes são cada vez mais jovens posso dizer adolescentes, essas jovens se envolvem nas relações com senhores já com as idades avançadas,as vezes chegam a ter idades dos seus pais ou mesmo avos, uma situações preocupantes que a justiça nos nossos países africanos deverão combater.

Sei  bem que Homens são libres, mas uma pessoa responsável deve saber se respeitar,os adultos devem proteger as crianças,essas adolescentes não praticam amor,as condições de vida lhes obrigam a cometer esses erros. 

Achas que és papoyte ou pai grande pelo amor ?? Nada
És pai grande só como banco de financiamento deves saber ou pagador de saldos telefônicos.
Sei que cada um tem a sua resposta no coração, não julgo ninguém mas sejamos responsaveis.

Os adultos devem proteger os menores, é estritamente proibido um adulto envolver-se numa relação com menores idades,a justiça de proteger as crianças nesse tipo de crimes .

Quanto aos adultos( homens ou mulheres) , não há vitima, eles são responsaveis dos seus próprios actos.




Na comunidade bakongo ou em Africa em geral muitas vezes dão a culpa nos homens,as mulheres são tratadas como vitimas, enquanto as relações são praticadas por vontade de duas pessoas apaixonadas,neste sentido os homens e mulheres são adultos e responsaveis dos seus actos.

Neste caso independentemente da situação e do resultado final dessas relações, os dois amantes devem proteger os filhos! não é só responsabilidade das mamas como acontecem duma maneira geral, porque os pais ficam a viver na clandestinidade,a se esconder para protegerem os casamentos legais,medo da dama legitima, coisa feia deixando os teus filhos no abandono total/Zowa dia se/ kizengi.

Pergunto-me:
A onde esta ir este mundo ?  
O que podemos fazer para mudar esse perigo que começa ganhar e trazer novos problemas nas famílias na nossa comunidade bakongo e a nossa sociedade Angolana ?
O que pensam desses dois sistemas poligamia e amantes ?
Como sera o futuro dos nossos filhos nesta questão se nos não reagimos hoje ?

As pessoas são responsaveis dos seus actos,mas o que acontece muitos pais (homens) abandonam esses filhos nessas relações extraconjugais devido as condições ditadas pelas mulheres ditas oficiais,se o homem não tiver uma voz se deixa cair nessa, sem ter em conta que as crianças são inocentes de tais situações.

Muitas vezes essas crianças a sofrerem nas ruas, os seus pais são ministros, generais, diretores, chefes de gabinetes,musicos, trabalhadores.. com meios capazes de assumirem essas crianças abandonadas. 

Queria dizer neste caso, as mamas ditas oficiais devem ter coração de amor na defesa e na proteção dessas crianças conforme a lei universal estabelecida na proteção de criancas, deixando a liberdade nos homens a assumirem desses filhos, para evitar consequências inesperadas nas vidas dessas crianças que vieram neste mundo sem fazerem escolha de pai, nem da mãe ,nem do local de nascimento e outras condições. 

Para terminar o dever de um pai é de criar os filhos nas boas condições,de educar e proteger-los.(o se yo ngudi konso wuna kena/nge muana kulendi n'kusoba ko/// nge se  yo ngudi mpe kulendi soba muana ko)" 

TEU FILHO é FILHO" TEU PAI é PAI" TUA MÃE é MÃE,NINGUÉM PODE MUDAR ESSAS PERSONAGENS.

https://www.facebook.com/alexandre.miekuntimakunzi/videos/1486778374732605/

As vossas reações,vai ajudar a nossa comunidade na tomada de consciência nesta questão de sociedade Africana.

Boa leitura!
Muito obrigado.

O Pensador/Muntu: Tuzolana cia
                                    Facebook: Grupo Kongo

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire